..:: - MARIA EDUARDA SHIMADA SILVA
Jun é um livro maravilhoso. A descoberta da familia de Jun ser um autista . E a mãe que aprendeu que o filho não é um bebê . O carinho da irmã , que ela tinha por ele. A reflexão do livro sobre os autistas é incrível.
|
..:: - DANILO VALVERDE DOS SANTOS
O livro jun, é bom para conscientizar as pessoas, de que apesar das nossas diferenças e nossas formas de agir, não devemos julgá-las pela aparência, raça, etnia, cultura e nem por suas deficiências, somos todos iguais, só que cada um do seu jeito, então, por isso que o livro Jun é muito bom.
|
..:: - RAICA MICAELE MELO ARAUJO
O livro "Jun" é um livro muito interessante que mostra um pouco sobre a vida de um menino com autismo pelos olhos de sua irmã. Eu gostei deste livro, pois nos mostra as dificuldades pelas quais pessoas na condição de Jun passam, fazendo com que venhamos a refletir sobre como tratamos e olhamos para essas pessoas.
|
..:: - MATHEUS MACIEL SÃO PAULO PAIXÃO
O livro "JUN" retrata muito bem a vida e as diferenças de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Representa como coisas consideradas simples, podem ser muito complexas para eles, ou coisas que a maioria das pessoas considera muito difícil, mas que para eles pode ser algo normal ou simples. O livro também trás uma reflexão sobre as famílias, onde a Yun-Seon por muitas vezes se sente excluída, com menos atenção que o Jun, além de discordar do modo que sua mãe o criava, fazendo o leitor pensar e tentar chegar a uma conclusão, um meio termo. Além disso, "JUN" também mostra a questão do preconceito quando o Jun, personagem, é expulso da escola, por, de acordo com as outras mães, atrapalhar as outras crianças, ou quando ele é roubado e espancado na saída de sua escola, mas que, mesmo assim, se torna um cantor reconhecido, com belas composições musicais, e tendo inventado o Pansori com o piano.
|
..:: - LARA SILVANY MOYANO
O livro Jun, é bom. Não acho que seja um dos melhores livros mas, gostei do tema, achei muito importanate e ensina uma lição muito boa. O livro tem uma linguagem bem fácil de ser interpretada, isso foi muito bom. Só não gostei muito da perte que a irmã fica sendo "excluida" pela família mas, amei o final.
|
..:: - BRUNA TEIXEIRA DE MOURA
Achei diferente o jeito do livro ser escrito, que não foi o personagem principal que contou a historia, e sim sua irmã(contado como ela enxergava essa situação que ocorria em seu ambiente familiar). Interessante o jeito que o mundo evoluiu, sendo hoje em dia boa parte da população sabendo o que são essas ´´doenças genéticas´´ e na época não tendo muito o conhecimento sobre isso.
|
..:: - SARA CERQUEIRA DE SOUZA
O livro JUN foi um experiência de leitura maravilhosa!
O livro é curto, possui imagens (o que facilita a interpretação), é leve, mas também nos faz refletir.
A forma como o tema autismo foi abordado me fez refletir bastante, além do livro retratar os desafios não só do deficiente, mas também de sua família como um todo.
|
..:: - Gabriel Henrique Lins De Souza
A história de Jun, é uma história muito bonita, pois é uma criança que não tinha capacidade de falar e conseguiu começar a falar com os outros fazendo o que ama, cantar e ouvir, consegue fazer coisas extraordinárias sem ajuda de ninguém, porém no começo teve sempre a ajuda de seus familiares, uma história muito boa e bonita
|
..:: - LUISA MERCER BAPTISTA SANTOS
O livro Jun possui uma narrativa que flui super bem. Por ser um quadrinho, sua leitura é fácil e rápida, transmitindo de maneira muito boa a mensagem que deseja passar. Os traços desse manhwa combinaram perfeitamente com os sentimentos das personagens, desde a irmã que sofre com a falta de atenção, até a própria família e o Jun. A obra destaca que uma pessoa com TEA, quando estimulada corretamente, pode alcançar seus objetivos. Entretanto, senti falta de uma resolução entre a mãe e a filha. Apesar de a narrativa ser focada em Jun, é a irmã quem a conta, e o livro não volta a abordar a questão de a filha ser deixada de lado, muito menos traz desculpas vindas da mãe. A história é realmente emocionante por ser linda e triste. Mesmo já tendo lido antes há bastante tempo, fiz questão de relê-la. Até as próximas resenhas!!
|
..:: - HEITOR DE ARAUJO MACHADO
A obra Jun apresenta um garoto diagnosticado com autismo que consegue se adaptar à vida com a música, mas para isso sofre com muitas coisas, principalmente por causa da condição dele. Seus pais antes ficaram inconformados com a notícia, fazendo de tudo para que curasse. Depois, entenderam que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) não é algo que se cure, é algo que se compreende.
Achei legal que formato de leitura desse livro é semelhante com as deasrevistas de quadrinho, sendo mais fácil e prático para quem não gosta de ler textos longos.
|
..:: - PEDRO COSTA RAMPAZO
Eu adorei o livro, pois adoro histórias em quadrinhos,a hq trata de um assunto muito importante para a sociedade , ele nos faz entender mais sobre inclusão . O livro é importante Pois fala sobre respeito, empatia e alteridade. Eu recomendo a leitura.
|
..:: - Manuela Negruni Wentz
Eu não gostei muito do livro, foi o que eu menos gostei. Muito fácil de ler, mas eu não concordo com a atitude dos pais do Jun, acho que eles deveriam ter falado para ele, dizendo que ele era deficiente, também não concordo que o pai dele bateu na irmã dele quando ela estava certa.
|
..:: - JULIA OLIVEIRA MASCARENHAS
Eu acho que JUN é um livro interessante, já que mostra a realidade de muitas crianças que tem autismo, mostrando que eles sofrem bullying. Mas, trazendo que elas tem uma capacidade de fazer coisas que achamos complicadas, de maneira fácil. E que tem dificuldades com tarefas mais simples.
|
..:: - Cecilia Bergamini
Jun foi um livro que não coloquei muita expectativa, mas que me surpreendeu!! Achei a história rápida e objetiva, e o que eu mais gostei no livro foi o jeito atento e diferente do Jun ver as coisas a sua volta!! Também queria comentar que achei a relação da Yun-Seol com os pais muito parecida com a da Olívia no filme/livro Extraordinário.
|
..:: - GABRIEL VIANELO DE OLIVEIRA
Uma ótima escolha de livro infantil que fale bem do coreano JUN. De Keum Suk Gendry-Kim é uma história emocionante de superação e dedicação à arte. Baseado na vida de um pianista sul-coreano, Jeon Jeong-Jun, o quadrinho cobre a vida recente desse músico que, enquanto uma criança com dificuldade cognitiva, achou a música o único modo de se expressar, superando desafios e obstáculos. Com desenhos expressivos e narrativa sensível, Gendry-Kim humaniza sua história através da emotividade e de um simples apreço pelo fato de que seu personagem principal é uma pessoa real. Mas mais do que uma forma glorificação ou biografia, JUN testemunha o poder da arte e o quão longe a humanidade pode ir quando focamos e decidimos o que fazer.
|
..:: - JESSICA HADASSA PAIM QUADROS
No livro Jun, traz uma cultura diferente do que estamos acostumados,e isso é ótimo para conhecer novas culturas além do Brasil. A leitura em quadrinhos e muito boa e dinâmica. No livro quando aparece uma palavra coreana, há o significado embaixo do quadrinho que ajuda o entendimento
|
..:: - MATHEUS JUSTINO SANTOS
Para mim, o livro JUN é muito importante, pois nos mostra que todos temos as nossas diferenças e devemos respeitar cada pessoa. Além disso vimos que Jun era discriminado por ser especial, mas ainda assim, mostrou para todos que tinha o dom da música e através dela, pôde se expressar e se comunicar com as pessoas ao seu redor, levando a sua alegria.
|
..:: - LUIS AUGUSTO OLIVEIRA PIMENTEL
Eu gostei do livro Jun por ter mostrado que mesmo ele tendo um problema de crescimento mental ele ainda sim consegue ser um ótimo cantor segundo o livro, e eu gostei da história ter sido contada do ponto de vista da irmã.
|
..:: - ENZO RIBEIRO VINHAS
Não gostei muito do livro Jun, achei desinteressante, sem muita dinâmica na história, mas em si acaba sendo bom pra mostrar como é a vida de um garoto com um atraso mental, as dificuldades que tanto Jun quanto sua família passam e como a sociedade lida com isso.
|
..:: - DANILO DOS SANTOS ROCHA
O livro feita pela autora Keum Suk Gendry-Kim fala sobre um garoto autista com um coração mole. Eu sinceramente apreciei o livro, pois o jeito que a autora revela a vida de Jun por meio de manga me deixou contentado a continuar a ler, além de contar realmente oque acontece na vida de alguém autista. Queria poder agradecer a autora, por dar novos olhares sobre o mundo na perspectiva dele.
|
..:: - GUILHERME NUNES FIUZA
Jun é um livro que conta sobre a história de um garoto com deficiência de desenvolvimento, que tem alguns problemas durante a carreira escolar, mães reclamando, professoras também, alunos caçoando da cara dele por ser diferente e muitas outras coisas. Mas apesar de tudo isso, Jun e sua família se mantém firmes e acham a paixão de Jun pela música. Jun cria o pansori com piano e consegue ganhar a vida com isso. E um livro muito bom e reflexivo sobre o preconceito da sociedade contra alguém que é diferente.
|
..:: - Maria Eduarda Conceição de Albuquerque Cardoso
Gostei bastante do livro JUN e da forma como ele aborda o TEA (Transtorno do Espectro Autista). O fato do garoto ter encontrado se na música é algo que comove. Acho que o que mais chamou a minha atenção no livro foi a Irmã dele. Com ela, Jun não era tratado como uma criança pequena. Claro, ele tinha suas dificuldades, como quando ele vestia a blusa do lado errado, mas ainda sim ele fazia por si, sem que alguém fizesse por ele. Como o livro traz esse julgamento que as pessoas que tem TEA sofre, faz com que o leitor sinta ou pelo menos imagine o quanto que a empatia com o próximo precisa ser praticada. É um livro extremamente rápido que carrega em suas páginas uma mensagem muito valiosa sobre respeito e empatia.
|
..:: - SARAH ELISE LISBOA DA SILVA SANTOS
gostei do jeito de tratar do preconceito com os autistas, não só na coreia do sul mas no mundo todo
|
..:: - MARIA BEATRIZ RODRIGUES PITA DOS SANTOS
Jun é um livro super rápido e muito interessante. Ele fala sobre um garoto autista que se tornou um grande músico conhecido por algumas pessoas de sua cidade e de sua escola. O livro é perfeito para quem gosta de histórias em quadrinhos e de leituras rápidas. Ler este livro é uma ótima experiência
|
..:: - GUILHERME PORTO ANDRADE
eu achei jun muito interessante pois, ele mostrou as dificuldades que um autista e sua familia tem e as relações entre os membros dela e a comunidade.Além disso,o livro deixa explícito que um membro do expectro autista tem suas valências e possui habilidades únicas.
|
..:: - GUSTAVO TELES PALMEIRA
Achei o livro Jun bastante interessante pois mostra a visão de uma menina que tem o irmão autista, os sentimentos dela, como eles vão mudando, o amdurecimento dela e de seu irmão Jun. Achei sua leitura bastante importânte, pois mostra a realidade de muitas famílias com crianças autistas, de uma maneira leve e divertida.
|
..:: - JOAO VITOR CASTELO BRANCO BORGES PINA
Quando eu li jun me apaixonei pela historia e pelos personagens. A escrita fluída e as dificuldades que jun e sua família passa torna a leitura muito boa. é um livro que me fez pensar e refletir sobre o tema do livro.
|
..:: - RAFAEL PERGENTINO RAMOS COSTA
O livro é bom, porém por ser feito no formato de quadrinhos é bem curto em comparação a outros livros que tem mesma quantidade de páginas.
|
..:: - GLENDA NATHALIE SOARES CARVALHO SILVA
Eu simplesmente amei este livro! Ele é meu favorito desta unidade! "Jun" retrata muito bem a vida de um portador do espectro autista e os preconceitos que ele sofre, sem romantizar e/ou estereotipar o Autismo. Na minha família, existem muitas pessoas com esse transtorno, e elas sofrem diversos tipos de preconceitos diariamente, sendo retratados como pessoas "insignificantes" e "doentes".
|
..:: - ALICIA BEATRIZ DOMINGOS XAVIER
Jun, como o nome diz, narra a história de um músico autista, apresentando de forma sensível as dificuldades que não apenas ele, mas toda sua família passou ao longo de seu desenvolvimento, e como ele usou a música para superar tais dificuldades e se comunicar com as pessoas ao seu redor. Uma história necessária para que possamos entender melhor que pessoas que não são como nós somos podem conviver conosco desde que nós saibamos dar a elas condições para que possam ser incluídas.Esse trabalho mexeu muito comigo. Foi cativante ter essa história para acompanhar e por diversas vezes me coloquei no lugar daqueles pais e daquela irmã; fiquei pensando em quantas vezes aquele menino teve de viver sem a compreensão de todas e o quão difícil é se colocar no lugar do outro e aceitar suas limitações.
|
..:: - LUIS GUSTAVO DE MELO SILVA
achei o jun um livro forte e emoncionante, a historia do jun me fez olhar o mundo de outra forma, o livro traz uma historia impactante sobre um garoto autista que tem dificuldades em se comunicar, e isso afeta relação dele com o mundo, o jeito que a historia e contada faz a gente se colocar no lugar dele, e enxergar o mundo de outra forma,o mais emoncionante foi ver o menino tocando piano
|
..:: - Juan Carlos Muller Blanco
O livro Jun e interessante até uma parte depois dela o livro começa a ficar repetitivo, mas este livro tem uma leitura rápida e nada cansativa
|
..:: - ARTHUR SILVA OLIVEIRA PEIXOTO
No inicio do livro "JUN", fiquei sem entender o personagem, achando ele estranho e etc. Ao longo do livro fui entendendo melhor ele, a personalidade, a condição que ele possui, e fui simpatizando com ele. Antes da leitura do livro, assim como alguns personagens do livro, eu entendia o autismo com uma deficiência, porém durante a leitura fui entendendo melhor sobre está condição.
Depois de terminar a leitura, comecei a entender melhor colegas e amigos com essa condição.
Além disso, o fato do livro ser em quadrinhos também facilita entender as emoções do personagem pelas expressões faciais e deixa um pouco mais divertida a leitura.
|
..:: - GIOVANNA VIANNA SANTOS
O livro "JUN" conta a história de Jun Choi, um menino autista que é apaixonado pela música e compõe melódias com os mais simples sons, como por exemplo, o som de um ventilador. Mesmo com todas suas dificuldades, Jun consegue viver uma vida tranquila junto de sua família.
|
..:: - MURILO OLIVEIRA DIAS COELHO
Minha sincera opinião sobre o livro Jun, eu achei um livro bacana, legal, e bem interessante (principalmente para as crianças PCD). Eu achei bem massa também sobre a história se passar nos anos 90, e ser apresentado por quadrinhos. Gostei da evolução do garoto ao decorrer da história, dele crescendo e deixando de ser julgado pelas pessoas para admirado por muitos, servindo de inspiração. E eu percebi mais uma vez de acordo com esse livro, que não importa a cor, a raça, a crença, a religião, todos de alguma forma somos iguais e importantes. No geral foi um livro legal, com uma estética diferente e bacana, achei muito massa. (Murilo 8t4)
|
..:: - ANA CLARA DE ARAUJO CARNEIRO
Gostei muito da leitura de Jun porque ela mostra a realidade de uma família que convive com uma pessoa autista. Acho muito importante que esse tema seja tratado com seriedade, pois, infelizmente, ainda existem pessoas que fazem piada ou não entendem o que é o autismo. Precisamos aprender a respeitar e a levar o assunto com a atenção e o cuidado que ele merece.
|
..:: - DANIEL ROCHA MACHADO
Eu gostei do livro jun, pois o livro retrata realidade de uma família que tem um filho com espectro autista. No livro mostra também como essa família lutou para que jun fosse aceito em escolas que infelizmente é uma realidade em nosso país e em todo o mundo.
|
..:: - BÁRBARA BANDEIRA LEAO
O livro Jun possui uma narrativa que flui super bem, por ser um quadrinho sua leitura é fácil e rápida, ainda assim transmitindo de forma efetiva a mensagem que deseja passar.
A obra conta a história de Jun, um garoto autista que acaba descobrindo certo talento para música, e apesar de ser narrada pela irmã do menino, não é abordada a questão da filha ser deixada de lado muitas vezes e muito menos desculpas vindas da mãe sobre isso. Traz um processo de aceitação e empatia da garota em relação ao seu irmão e destaca que pessoas com autismo, se estimuladas corretamente, conseguem alcançar grandes coisas.
A história é tocante e interessante, com uma mensagem muito importante que deveria ser entendida por todos.
|
..:: - BEATRIZ ALMEIDA DO NASCIMENTO
Jun é um livro interessante, com uma leitura rápida, e que aborda bem a vida de uma pessoa que apresenta o TEA. Nos leva a entender, de forma divertida, a como lidar com o Autismo.
|
..:: - JULIA AMARO SANTOS GONCALVES
Uma leitura rapida e divertida. Adorei como livro aborda o tema do projeto, já que podemos ver diferenças dentro do núcleo familiar e também diferenças na sociedade, o ponto mais interessante em minha opinião foi a visão da irmã do jun, como ela se sentia invisivél.
|
..:: - CLARA MEIRA SOUZA
O livro Jun é bem rapidinho de ler , mostra que as pessoas com a condição autista tem capacidades de viver sem cuidados 24 horas e que são especiais da sua forma .
|
..:: - GABRIEL MARTIN DE SOUSA LOPES
O livro JUN é um livro que pela proposta, tem tudo para ser um ótimo livro, mas que em algumas páginas os desenhos me deixam confusos pois não se conectam com as falas. Em alguns momentos da minha leitura, uma hora eu estava lendo sobre uma coisa e quando passo uma folha, é completamente diferente do que eu tinha acabado de ler. Mesmo assim, é um livro que também me chamou atenção de como o autismo pode ter suas vantagens como ótima memória e percepção do som.
|
..:: - ISABELLA SANTOS TELES ARAÚJO
O livro tem sua história muito boa, mas eu não achei que condiz muito com a realidade de pessoas autista, e também, a irmã dele mesmo sendo mais nova, não tinha nenhuma atenção.
|
..:: - ANA LUIZA LIMA ROCHA
O livro nos traz um assunto bastante importante, porém acho que não foi retratado bem e acabou que a história ficou sem sentido e sem desfecho. Além disso, deveria ser mais compreensível sobre o autismo, trazendo uma maior diversidade sobre o tema.
|
..:: - Augusto Silva Costa
o Jun foi um livro interessante. A capacidade de Jun conseguir transformar barulhos da natureza em musicas e isso me deixa interessado ainda mais pois eu também gosto de criar sons através da natureza. E isso mostra que os autistas são pessoas que mostram mais inteligência do que eles falam, e também queria falar da preocupação da mãe ao filho que é muita importante falar da dificuldade que os pais criam os filhos.
|
..:: - LETICIA DE CARVALHO FONTES
O livro Jun, de Keum Suk Gendry-Kim é um livro que nos faz refletir muito sobre respeito e a relaçao que a sociedade tem com as pessoas, principalmente as como Jun, que sofre do transtorno do espectro autista, que vive diversos desafios por conta do preconceito e suas próprias dificuldades. É um livro muito interessante de se ler, pois dá uma visão "interna" da situação dele, o que também nos incentiva a pensar na empatia, algo que ajudaria muito a todos.
|
..:: - SAMYA DOS SANTOS DE AGUIAR TORRES
Achei o livro triste e interessante, explica as dificuldades que as pessoas do espectro autista enfrentam. Fiquei triste vendo como tratavam Jun, e como achavam que ele era inferior à sociedade. Achei o livro legal, principalmente por ser em quadrinhos e deixa a leitura mais lúdica e simples. Por outro lado, não é muito pra ser uma história, e deixa um pouco chato a leitura depois.
|
..:: - VALENTINA COELHO SANTOS LIMA
Achei o livro Jun interessante. Foi bom eles terem abordado o tema sobre os pais de crianças autistas geralmente acharem que eles não são capazes de fazerem certas coisas.
|
..:: - CLARA LIBERTADOR MUNIZ CALHEIROS
Eu gostei do livro "Jun", pois ele aborda um tema que vemos muito ultimamente. Jun, por ser um menino autista, sempre foi subestimado e criticado. Até seus próprios pais não aceitavam sua condição, mas o garoto mostra que, apesar do autismo, é capaz de fazer coisas normais e viver bem. A música foi o fator responsável por fazer Jun se desenvolver e abriu uma porta para que ele mostrasse que ser diferente não é algo ruim. Além disso, o livro apresenta uma leitura leve e dinâmica, e nos possibilita conhecer um pouco mais sobre outra cultura.
|
..:: - REBECA SANTANA ARRUDA PONTES
O livro Jun fala sobre a vida de um garoto autista. Inicialmente, sua família não aceitava sua deficiência e por isso, o levou em vários lugares como hospitais templos e igrejas. Sua irmã mais nova tinha ciúmes pq os pais o mimavam muito. Eu gostei bastante de ler esse livro e por meio da leitura dele percebi que devemos incluir essas pessoas na sociedade e não trata-los mal por conta de suas condições.
|
..:: - LAURA SILVA MENEZES NEVES
Eu gostei do livro, pois nós faz perceber quanto uma familia com uma pessoa deficiente mental ja sofre, e que não precisamos fazê-las sofrer mais, com comentário desrespeitosos.
|
..:: - RAFAEL NOAH VINHAS CARVALHO
Gostei bastante do livro Jun, por causa que ele demonstra a evolução de Jun, des de um menino que não interagia e não se interessava por nada, para um menino que descobriu a atividade que o mais interessava, os sons.
|
..:: - JULIA CARVALHO MOREIRA
O livro ´Jun´ é um livro razoavelmente bom. Nele conta a história de um menino com espectro autista, que por ser diferente teve algumas dificuldades em sua trajetória ,mas que nem por isso deixou de ter um futuro e uma carreira. todos os acontecimentos foram narrados a partir da perspectiva de sua irmã. Minha opinião foi que o livro não é muito bom devido a falta de um clímax interessante e algo que chamasse a atenção do leitor para que a leitura fosse mais fluida e continua.
|
..:: - RAFAELA CARVALHO MOREIRA
O livro JUN retrata a história de um menino com aspecto autista que aprendeu a falar muito darde e não sabia o que era certo ou o errado .Tendo que ser cuidado pela sua família e principalmente sua irmã que sempre o defendia e o ensinava .Na minha opinião o livra foi um pouco em tedioso por não ter um conflito interessante mas eu gostei da forma em que eles contam a historia mostrando as dificuldades passadas pela familia , e de sua irmã que sònpensava em cuidar dele .
|
..:: - MARIA EDUARDA ANDRADE MENEZES TELES
Vamos la, eu não achei Jun muito interressante não, assim mesmo tendo 200 e tantas páginas ele eh bem rapidinho de se per.Sua irmã eh quem narra o livro.Eu não sei muito o que dizer sobre o livro,so não fui muito com a cara dele mesmo,tipo na hora que os meninos la bateram na barriga dele eu fiquei triste e fiquei triste pela irmã dele tb ,porque, parecia que os pais nao davam tanta importancia a ela como davam a Jun, mas ok era porque seu irmão precisava de cuidados especiais ,mas, mesmo quando ela dizia que Jun conseguia fazer sozinho seus pais nao deixavam...Enfim eu acho que o motivo de não ter gostado tando assim foi por causa de que eu li extraordinário antes e eu amri esse livro entao deve ter unfluenciado um pouco mas ta bem.Partes do livro que eu gosteu foi de quando a Jun escolheu as coisas pro aniversário da irmã e quando ele andou de metro sozinho e lembrou de cada passo que sua mãe falava.
|
..:: - FILIPE VELOSO COSTA ROCHA
Jun é um bom livro, sua leitura é de fácil compreensão o que ajuda na hora de refletir sobre o assunto falado. Porém, eu sinto que o livro poderia se aprofundar mais nos personagens.
|
..:: - MIGUEL MARQUES DOMINGUES LIMA
Na livro "Jun", é contada a história de um garoto sul-coreano, que possui uma condição extremamente rara, fazendo com que ele tenha a capacidade cerebral, de uma criança de 7 anos durante toda a sua vida. No inicio, muitos o olhavam com certo desprezo, por conta do seu jeito, mas logo depois, é mostrado que o jovem possuía uma grande talento. O garoto era capaz de tocar um estilo musical local de forma extremamente surpreendente. Desta forma, ele começou a se apresentar na rua, e cada vez mais, as pessoas o aceitavam. De forma resumida, ele mostrou que apenas por ele possuir uma condição rara, não significa que ele não possuiria nenhum talento, todos nos, podemos possuir um talento independentemente da forma de como somos.
|
..:: - PEDRO VILAS BOAS BACELAR
Em minha opinião , o livro JUN não é interessante. Diferentemente da pauta abordada nele. Não gostei do formato em quadrinhos, pois tem poucas falas ( já que os desenhos ocupam boa parte da página ). Mas , a historia e inspiradora. Por causa do talento que Jun encontrou na música, Mesmo sendo um menino considerado pela sociedade incapaz.
|
..:: - RAFAEL BAHIA DE ALMEIDA E SOUSA
Jun é um livro muito interessante pois fala sobre o tema da unidade “Somos diferentes” de uma forma em que mostra que as pessoas com deficiências enxergam o mundo de uma forma diferente e muitas vezes melhor do que nós.
|
..:: - PEDRO CEZAR MOURA BELLO
A leitura me fez refletir sobre o valor da amizade verdadeira e como as mudanças da vida, como a chegada de novos amigos ou a distância, podem impactar essas relações.
O que mais gostei foi ver como Jun amadurece ao longo da história. Mesmo enfrentando dúvidas e inseguranças.
|
..:: - SOFIA PEREIRA CAMPOS
O livro Jun é muito interessante ao abordar o tema do autismo na sociedade e fala como é difícil para a família se acostumar. A irmã de Jun que conta a história, ela por exemplo se sente injustiçada por seus pais darem mais até ao seu irmão, já que sua mãe é preocupada e tem medo de seu filho sofrer algum tipo de problema, principalmente na escola. Uma coisa que eu não gostei foi que o livro não tem um desfecho e termina sem final.
|
..:: - ADAM MAIA NEVES
O "manhwa" JUN tem uma narrativa bastante dinâmica e veloz, por ser contada em quadrinhos. Nessa história, a partir da visão de Yun-seon, vemos como o cotidiano de uma pessoa com TEA é difícil. Ao longo dos dias de Jun-Choi, um jovem garoto autista, percebemos como a sociedade não faz questão de acolher alguém diferente, mas assim como outras pessoas, tem o direito e a dádiva da vida e por isso deve ser respeitado. Yun-seon, a irmã mais nova de Jun, consegue transmitir aos leitores que conviver com um familiar com TEA não é fácil, e todos os dias enfrenta vários desafios que, na maioria dos casos, são desentendimentos com os pais sobre a forma como eles tratam Jun. A minha opinião final sobre o livro é que a representatividade das pessoas autistas foi bem abordada, assim como a influência exercida pela presença delas em algumas situações muito comuns do nosso cotidiano.
|
..:: - JOAO PEDRO BRAGA PITANGA
A obra "Jun" apresenta uma leitura rápida e compreensível sobre os preconceitos sofridos por Jun um menino autista. Em geral, "Jun" ajuda na percepção das dificuldades de uma pessoa com espectro autista em algumas ações consideradas fáceis e facilidade em ações consideradas difíceis.
|
..:: - MARIA LUIZA MARQUES COSTA
Eu gostei muito do livro, interessante e legal.
|
..:: - GIOVANNA AMORIM DE LIMA
Livro importante, em que mostra os problemas enfrentados pela família após o relatório médico realizado por um especialista informando que Jun, teria um certo espectro autista, e nisso as pessoas começam a julgá- lo pelo seu jeito retroativo e tímido, inclusive sua vó, que acha que é uma doença e que tem cura, obviamente uma notícia dessa é impactante porém enfrentá- la com resistência não ajudará em nada.
|
..:: - LUIZ FILIPE DE SOUZA SANTOS
Eu achei o livro muito bom, até para refletir. Apesar das diferenças todos somos iguais não é nenhum problema que pode mudar o que a gente pode ou não fazer🥲.
|
..:: - SOFIA VIANA BARBOSA
O livro Jun conta a história de vida de uma irmã mais nova que convive com um irmão autista, no livro ela relata o preconceito que seu irmão sofria e como sua família era julgada. Desde pequena ,o seu irmão sempre ganhou mais atenção e carinho do que ela, ela também fala como teve que ser responsável desde cedo para cuidar de seu irmão.
Mas não são só coisas ruins, o livro também fala como Jun superou vários desafios durante sua vida, como ele achou conforto na música,que era um jeito diferente dele se expressar.
Em geral é um livro legal para se ler, ele retrata um conteúdo importante mas de uma forma leve, esse livro é bom para as pessoas que gostam de gibis ou livros curtos.
⭐️⭐️⭐️⭐️
|
..:: - ENZO FRANCISCO ALVES DE LIMA NOIA SANTOS
Um garoto, que tem deficiência com muita dificuldade em conseguir novos amigos, então ele resolve se expressar através da música, com muito esforço os pais realizam seus desejos sobre a música, Jun tem muitas dificuldades até preconceito ele sofre, então o livro passa a mensagem de respeitarmos as diferenças e que todas as pessoas são únicas.
|
..:: - JULIA ANDRADE MARQUES
Amei a história! Linda, incrível e muito emocionante. Acompanhei cada momento de Jun e sei o quanto isso é importante para mim e para todos, pois mostra a real situação que ele vivencia todos os dias e os desafios que supera ao longo de sua vida. O autismo é justamente o que torna Jun único e especial. A forma como ele percebe a natureza e o mundo com sua imensa sensibilidade e o quanto descobre que a música faz parte da vida dele, para expressar seus sentimentos e narrar parte do que vive. Devemos saber que o autismo não é um problema, e sim uma condição que faz alguém sentir de uma forma diferente dos demais, e que também saibamos conviver com essas pessoas. Isso evidencia ainda mais a nossa diversidade no planeta.
|
..:: - ALINE SILVA DE ALMEIDA SANTOS
Jun me fez pensar sobre respeito e empatia. A história mostra como é difícil ser diferente, mas também o quanto cada pessoa tem valor. Jun se expressa pela arte e sente o mundo de forma única. Um livro que toca o coração e ensina a olhar com mais carinho.
|
..:: - GIOVANNA CARVALHO PINTO
Na minha opinião o livro Jun é um livro muito bom e de importante leitura. Pois o exemplar trata de assuntos muito importantes e que todos deveriam entender e respeitar, como a discriminação que é feita com Jun quando é descoberto que ele te autismo. Mas também é bom ressaltar que como mostra o livro não é por que ele tem necessidades especiais que ele não pode realizar atividades como todos nós e talvez até melhor.
|