You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Depoimentos


Jun

..:: - VICTOR HUGO SANTOS DE CARVALHO
Jun é muito bom , a forma que ele demonstra como a família dele é super protetora e como a irmã dele se sente como ela se preocupa e também tem inveja como a mãe tenta proteger o filho mesmo não sendo Necessário ele cendo capaz de fazer aquilo a mãe dele não deixa ele comer sozinho e dando mais atenção para ó Jun do que a sua irmã ela se sentia como babá do Jun e no final ela começa a entender ele.

..:: - RAYSSA NICACIO CARDOSO
Adorei o Livro.Achei a história muito interessante e o jeito que eles contam usando quadrinhos melhora e muito a experiência,pois ajuda a entender melhor a história. A arte do livro também é bonita,o jeito que eles deixam o fundo dos cenários escuro quando ocorre alguma cena em que o personagem está triste/tenso/assustado nos faz sentir como se estivéssemos ali do lado dos personagens.

..:: - Breno Marques de Souza
Achei bom, na parte em que Jun começa a se comunicar com a sociedade, também gostei deste livro pois nós ajuda a compreender como o mundo realmente é, todos nós temos nossas diferenças e que infelizmente avera pessoas que vão tentar nos colocar para baixo

..:: - HENDRIELLE INANDY COIMBRA DE SOUZA
Eu gostei do livro. Ajuda a entender que pessoas que tem alguma deficiência não deixa de ser diferente. O livro trás tambem relatos de como pessoas com a deficiência apresentada no livro agem de forma diferente, mas continua sendo um ser humano. Mas enfim, gostei bastante do livro, e serviu de aprendizado para mim.

..:: - THIAGO ANDRADE QUADROS
Jun é um livro muito legal e interessante de se ler, pois ele aborda sobre um menino que nasceu com autismo e sua capacidade mental evolui até uma de uma criança de 7 anos. Nele podemos ver as dificuldades que o garoto passa na sua vida, sendo o preconceito de pessoas desconhecidas ou até de seus colegas de escola

..:: - GABRIELA ROSAS LUCAS
Achei Jun muito interessante pois traz um tema que nós não lemos muito em livros, traz também personagens que conscientizam bastante a forma como vemos pessoas com esse tipo de condição.

..:: - MANUELA FARINI FIGUEIRÊDO DE LACERDA
O livro "Jun" da autora Keum Suk Gendry-Kim é extremamente necessário na sociedade atual. Cada vez mais temos casos de pessoas com deficiências distintas, o que é motivo de conscientização. A obra retrata bem o autismo, demonstrando como os portadores da deficiência costumam agir e os cuidados necessários. Além disso, há o tema de valorização. Por conta do garoto, a sua irmã é "deixada de lado", causando um certo incômodo na mesma. Abriam diversas excessões para o menino, enquanto ela tinha a obrigação de fazer tudo. Mas, apesar disso, a mais nova buscava não culpar o irmão, lidando muito bem com o seu emocional. O livro é deveras interessante, eu indicaria para diversas pessoas de tão agradável que foi a leitura.

..:: - THIAGO ANDRADE QUADROS
Jun é um livro muito legal e interessante de se ler, pois ele aborda sobre um menino que nasceu com autismo e sua capacidade mental evolui até uma de uma criança de 7 anos. Nele podemos ver as dificuldades que o garoto passa na sua vida, sendo o preconceito de pessoas desconhecidas ou até de seus colegas de escola

..:: - Gabriela Nery Cerqueira
Eu simplesmente amei esse livro,ele é em quadrinhos e fala sobre um menino autista e sua família e como eles lidaram com o distúrbio psicológico do Jun.O livro se desenvolve com os pais tentando de tudo para que o jun ficasse melhor,resumindo eu adorei este livro

..:: - MATHEUS MOURA ITAPARICA ALBUQUERQUE ROCHA
Jun é livro sobre uma criança com deficiência mental,que vive sua vida com seus pais e sua irmã,sua condição faz com que ele fique o resto de sua vida,com uma mentalidade de uma criança de 7 anos,ao longo do tempo ele vai se desenvolvendo e aprende a falar e fazer as coisas essenciais para viver,gostei muito do livro e recomendo muito para as outras pessoas lerem.

..:: - CAUA SERRADO DE AVILA
A minha opinião sobre esse livro é que ele é educativo,ensina a não não julgar as pessoas pelo jeito que ela é, não praticar bullying e ensina a não fazer nenhum tipo de preconceito com as pessoas.

..:: - LEVI GABRIEL DE JESUS SILVA
Jun é um livro muito bom, conta a história de um menino Sul-coreano, com deficiência mental, o autismo, no geral o livro é ótimo e oque faz ele ser ainda melhor é o fato dele ser em quadrinhos. Ele é bem escrito, tem um roteiro bom e além de tratar de uma questão muito importante nos dias de atuais.

..:: - ANA JÚLIA ARAÚJO SANTANA
Gostei muito do livro Jun. É um livro em quadrinhos, mas muito bem elaborado. Trabalha com o espectro autista, com outra cultura, e também mostra a visão de sua irmã, que se sentia sobrecarregada pelo irmão e pela responsabilidade. Foi um livro minuciosamente pensando, trabalha bastante com as características dos personagens e é ótimo para um projeto escolar.

..:: - ALICE MARTINS REZENDE
É um livro leve e de leitura agradável, consegui ler tranquilamente. O livro retrata a história de Jun, um menino com um déficit neuropsicomotor. Ao longo das histórias, conseguimos perceber o desenvolvimento de Jun e a relação com a sua família, e como ela era superprotetora com ele. Mas apesar de tudo, essas pessoas eram as únicas amigas dele, o que é um pouco triste, porém isso acontecia por causa do preconceito que ele sofria por ser autista. Eu gostei e recomendo!

..:: - ISABELLA FRANCO MENDES ARGOLO
Jun é um livro incrível! Nos mostra que independente de qualquer deficiência que a pessoa tenha, ela consegue fazer as coisas do dia a dia sozinha. Também mostra que é necessário ter uma compreensão maior com pessoas que possuem deficiência. Jun possuía uma audição aguçada e isso tornava ele único e incrível. Ouvia coisas que se quer foi percebido pelos outros.

..:: - MARIA LUIZA TANAJURA ELBACHÁ BAHIA
0 livro JUN, é bastante interessante e aborda um tema muito importante que raramente é citado.O modelo que o livro foi desenhado,deixou a leitura bastante dinamica e divertida.A leitura desse livro me fez ter outra pesperctiva da visão das pessoas portadoras de autimos, é realmente uma experiencia única e que eu gostaria de te-lá novamente.

..:: - HASSAN RAFAEL FERREIRA SILVA CRUZ
Eu achei Jun interessante pelo fato de que, para começar, a história se passa na Coreia do Norte (pelo o que eu saiba), significando que os costumes e a cultura é MUITO diferente daqui. O livro fala sobre Jun Choi, um garoto autista que não sabe comunicar, mas enquanto cresce, aprende a falar por meio da música e fala de outras pessoas. Isso não significa que a história é só flores e abraços, pois tem uma cena em que ele leva uma porrada forte (para a sorte de quem for menor de idade, só aparece ele machucado feio, não ele levando bullying sério). Só para avisar que a história não se passa completamente pelo ponto de vista dele, pois ela é contada pela irmã dele. Eu recomendo o livro, mas ao mesmo tempo, ele não é para pessoas sensíveis.

..:: - GUSTAVO LUZ DE LIMA SILVA
Gostei muito do livro Jun,pois,de forma educativa conta a história de um garoto autista,introvertido e que através da arte Pansori(cristalização do ritmo e da música coreana), começou a se expressar,desenvolvendo a fala.Jun mostrou que ninguém é igual e que cada um tem suas qualidades e defeitos.O livro mostra que autismo não é sinônimo de inferioridade e que não há obstáculos para se fazer coisas extraordinárias.Menciono que o livro é fácil de ler e que detalha,de forma bem agradável,a realidade dessas crianças.É uma boa indicação.

..:: - ISABELA SILVA DE SOUZA
O livro é bem interessante, Jun ama barulhos quase imperceptíveis para outras pessoas e foi exatamente isso que me chamou atenção no livro, mas além disso, percebi o "exagerado" cuidado que a mãe de Jun tem por ele e acaba deixando a filha de lado e só lembrando dela para fazer algumas tarefas. Amei ver o carinho entre os dois irmãos ao desenvolver da história.

..:: - MARIA FERNANDA CAMPOS SAMPAIO
O livro por ser em quadrinhos, deixa a leitura dinâmica e divertida. É uma história bonita, bem delicada e bastante legal. O jeito que é abordado sobre o autismo de Jun é muito interessant, sendo uma história bem emocionante

..:: - BEATRIZ COSTA CARVALHO DE MORAES
Na minha opinião, o livro Jun é bem legal, pois comenta sobre um garoto autista e sobre as dificuldades que ele passa ao longo de sua vida.

..:: - AMANDA PASSOS SOUZA
Jun é uma HQ que conta como é a vida de um músico autista. O livro é narrado pelo ponto de vista da irmã de Jun, mostrando como foi a infância, adolescência e a vida adulta dos dois, as dificuldades que passaram e como a irmã se sentia sobrecarregada, além de não concordar em como os pais tratavam seu irmão. Acho que o autor podia ter aprofundado na narrativa, mostrando não só o ponto de vista da Yun-Seon como também o do próprio Jun, a forma dele de ver o mundo. Mas é uma HQ que cumpre a proposta, mostrando a realidade e passando os sentimentos através dos quadrinhos.

..:: - MARIA LUISA BRAVO BRITO
Jun, foi uma das leituras mais legais que já fiz. Abordando a história de um menino autista e com um talento incrível para música, esse livro fala sobre o autismo de uma forma sensacional e emocionante. A escrita da autora e a forma como ela narrou os fatos foi o ponto alto, pois foi feita com tanta maestria que me emocionou em diversos momentos. Falando mais sobre o livro, ele conta a história de vida de um menino e suas dificuldades por ser autista, mas não se prende apenas aos desafios dele, e sim da família toda lidando e aceitando sua deficiência. Acredito que a cereja do bolo desse livro é por quem ele foi narrado, que na história, foi a sua irmã. Jun além de todas essas qualidades ainda contém diversas ilustrações, oque para mim é um ponto alto, porque prende muito mais a minha atenção e para melhorar contém uma linguagem fácil e clara tornando tudo ainda melhor. Para mim Jun é aquele livro que todos deveriam ler!.

..:: - Juliana Reis Lima
Eu amei Jun! Além de ser uma história em quadrinho, ele tem uma história muito impactante. A protagonista que conta a história de Jun (que a princípio é o seu irmão), mas eu compreendi totalmente a história dele. Ele sofreu Bastante coisa ao longo do caminho para se torna um mú- sico, mas com muito esforço ele alcançou seu objetivo! Eu fiquei tão emocionado e empolgada com isso que pulei len- do um livro! Minha parte favorita foi quando a protagonista tenta explicar aos pais que Jun não deveria ser tratado como um deficiente, já que ele já tinha aprendido a fazer as coisas que ela ensinou. A sua mãe brigou com ela e o pai deu um tapa na cara dela, sei que é estranho mais adoro cenas de drama. Então minha opinião sobre esse livro é que ele é incrível e que está sendo meu livro favorito.

..:: - Gabriela Rios da Silva Matos
Bom, na minha leitura do livro Jun me diverti e aprendi muito sobre como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista(TEA) sofrem hoje em dia. Foi uma leitura muito inspiradora e bonita, espero mais pessoas compreensivas nesse mundo que respeitem as pessoas como elas são. Nota 10/10

..:: - CATARINA ABBEHUSEN LAURIA
Adorei o livro Jun. É um livro super educativo, não é cansativo de ler e tem imagens ( facilita o entendimento). No todo eu amei o livro 📖 ❤️

..:: - LAVINIA LIMA PIRES
Amei o livro. A forma como Jun passa de um garoto considerado incapaz, até se tornar um prodígio da música e as pessoas pararem de julga-lo . Onde ele passa de um garoto que depende de seus pais para tudo, até ser um garoto independente é incrivel. É um livro que mostra que pessoas autistas são tao capazes quanto pessoas sem autismo e que não deveriam ser subestimadas.

..:: - LARA LORDELLO LEAL CATALA LOUREIRO
Eu gostei muito do livro, porque trás uma proposta de reflexão, fala sobre diversos assuntos que são importantes pra nossa vida, como as diferenças, as dificuldades e o respeito, e não é um livro cansativo de ler.

..:: - ARTHUR CERQUEIRA PROTÁSIO VIANNA
Em minha opinião, esse livro aborda as dificuldades enfrentadas por Jun durante toda a sua vida de uma maneira bem bonita. Durante a leitura podemos perceber isso muitas vezes. Uma fala que me tocou bastante foi quando a mãe disse assim "Sempre peço para as pessoas te darem uma chance mas eu nunca te dei". Muitas vezes nossos pais se preocupam conosco de maneira excessiva, mas precisamos entender que isso é por que eles nos amam demais.

..:: - LUIGI CERQUEIRA BREDA MASCARENHAS
Sinceramente, Jun não foi um livro que me atraio. Talvez porque eu não goste muito de quadrinhos, ou foi a história muito parada. Acho que, por não ter um clímax, um suspense ou por ser bastante monótono, algo bem parado.

..:: - ALICE COSTA RODRIGUES
Gostei do livro jun, pois propõe uma reflexão que não paramos para pensar no nosso cotidiano: a dificuldade de ter ou lidar com alguém que tenha o espectro autista. Jun é uma obra capaz de gerar um sentimento de empatia no leitor em relação aos seus personagens de uma forma muito interessante.

..:: - MATHEUS TORRES DE FARIAS
Eu acredito que a história de Jun é Muito importante para o aprendizado e respeito aos outros, como demonstrado no ligo, o garoto sofria bullying e muitas outras coisas, mas com o tempo isto muda. Agora Isto, para mim, seria ainda mais Interessante se Apresentasse a Visão do Menino Também, já que o livro tem base na visão de sua Irmã, tirando isso, o livro é Ótimo, e Recomendo Muito!

..:: - Beatriz de Mello Souza Silva
É um livro sobre um menino autista que passa por muitas dificuldades por muita das vezes nao conseguir se adaptar no mundo,seus pais são muito preocupados e fazem de tudo por ele,as vezes até acabam esquecendo da outra filha,mas ele supera as expectativas e descobre um talento na música e brilha muito.

..:: - Enzo Serrado Do Nascimento
Jun é um livro muito bom que conta um pouco da história real de um menino com autismo, que apesar de enfrentar dificuldades tanto em seu aprendizado quanto com o preconceito sofrido no dia a dia, consegue mesmo assim manter seu amor natural pela música e seu tradicional sorriso no rosto, capaz de contagiar até o leitor. Além de nos falar sobre o lado artístico de Jun o livro também nos apresenta a necessidade de acolhimento tida por pessoas com autismo, e como isso afeta na vida dos mesmos.

..:: - ANA JULIA DE MELLO VAZQUEZ
Achei o livro Jun interessante,porque ele nos ensina a respeitar as condições das pessoas e a termos mais empatia com os outros. Mostrando que mesmo com debilidades podemos fazer muitas coisas.

..:: - LUISA SOUZA CARDOSO DE CARVALHO
O livro Jun é um livro muito bom e fácil de ler por ser em quadrinhos e mostra muito bem a realidade de um autista Sul-coreano além de que nos ensinas vários ensinamentos sobre como viver feliz e alegre mesmo com várias dificuldades ou diferenças e é muito bom

..:: - ALICE MARIA MURICI PANGRAZZI
Jun é um livro muito diferente dos demais, a retratação do autismo nele é muito interessante. Ele mostra mais o ponto de vista de sua irmã, achei que isto foi bem diferente já que geralmente é somente mostrado o ponto de vista da pessoa que carrega o espectro. Também é evidente que apesar de ter uma mentalidade de uma criança de 7 anos, Jun pode ser muito talentoso e responsável. O livro em si também tem desenhos muito bonitos, e por ser em quadrinhos é algo possivel de ler em um dia. O livro é muito interessante.

..:: - THIAGO MORAES SAMPAIO
Jun é um ótimo livro. Ele aborda um assunto muito importante, que são as pessoas com deficiências neuro psicomotoras, como o autismo. É preciso entender as necessidades dessas pessoas. A família de Jun precisa dar muita atenção e ter muito cuidado com ele. Na minha opinião, o livro é muito bem desenvolvido, porém, deveriam haver mais personagens, além de apenas Jun e sua família.

..:: - MATHÍAS GAEL LLERENA MONTOYA
O livro é bom, eu gostei muito . Jun é bastante interessante mas eu acho que eles poderiam melhorar o desenvolvimento de jun na escola.Mas eu recomendo muito

..:: - ALICE MARQUES ANDRADE MOTA DANTAS
O linvro "Jun" é bem interessante por se tratar de um garoto altista que tem um grande talento em cantar, a leitura é bem rápida e da para terminar em um ou dois dias.

..:: - LAILA ARAÚJO LIMA
Jun é uma história linda e que deixa um impacto enorme em quem lê. A perspectiva da Yun-seon ao contar a história do Jun me tocou bastante, mostrando que mesmo o irmão sendo autista ele ainda era um garoto capaz de se desenvolver. Ela acreditar nele, apesar de se sentir um pouco deixada de lado, também foi bem emocionante para mim. O meio diferente do usual tornou a história ainda mais dinâmica e interessante, as imagens são incríveis e a mensagem é maravilhosa. Eu amei esse livro!

..:: - MARIA ESPERANZA MOUTINHO LEONE
Esse livro tem uma história cativante, onde vemos a evolução de Jun e sua trajetória. Os desenhos também são muito bonitos.

..:: - PEDRO LIMA SALES TIEFENSEE
Jun é um livro que trata sobre as dificuldades e a vida de uma pessoa com transtorno neuropsicomotor (autismo). O livro fala sobre como é lidar com isso e como seus pais se sentem na obrigação de super protegê-lo. Um dos principais pontos que ele traz é sobre como isso pode afetar a vida de Jun. A partir do momento que os mais protegem ele excessivamente e o inserem dentro de uma bolha, ele não tem contato com o mundo e não aprende a se virar sozinho. Obviamente, todo cuidado com uma pessoa que tem esse transtorno é pouco, porém tudo tem limites. Além disso, fala também de sua irmã, que acaba sendo "deixada" de lado, pois seus pais se preocupam muito com Jun. O livro também traz a importância de acharmos algo que gostamos de fazer e que nos faça bem, no caso de Jun, ele escolheu um instrumento musical. A leitura é super leve e rápida de fazer, por ser em quadrinhos e acaba sendo divertido também pelas ilustrações. Para finalizar, o livro também fala do preconceito que outras pessoas têm, por não compreender o que se passa na cabeça do protagonista.

..:: - JOAO PEDRO CAMPOS DE CARVALHO GRACA
eu gostei de jun, achei um livro bem interessante, por que além de abordar dos problemas de jun aborda em algumas partes os problemas da irmã de jun que se sentia desvalorizada. também gostei do ritmo mais lendo do livro achei que combinou bastante com o assunto da história. eu recomendaria para outras pessoas.

..:: - LETICIA MONTEIRO MARTINS
Achei o livro muito interessante. Aborda a história de Jun, um menino autista que sofreu muitos problemas em sua vida, tanto em questão ao seu desenvolvimento quanto em questão ao bullying e preconceito que sofria. O livro nao é cansativo de ler, muito menos chato. A obra tem como objetivo fazer com que possamos ganhar mais conhecimento sobre o autismo e como devemos lidar com essas pessoas.

..:: - LAURA COSTA HERRERA
Jun foi um dos meus primeiros livros dessa unidade,e ja se transformou em um dos meus favoritos,a historia alem dela ser bem contada,o livro tambem retrata todos os sentimentos sentidos,tanto os da familia quanto do proprio jun choi.a historia é muito linda e emocionante,alem de ser muito fiel ao tema dessa unidade.

..:: - MILLA VIDAL PIMENTA DE AGUIAR
O livro "Jun", foi a obra que eu mas gostei do projeto da escola. Livros assim que tratam de assuntos muito importantes para a sociedade, as vezes são entediantes. O "Jun" é um livro super agradável, pois além de ser em quadrinhos, ele relata uma história muito comum nos dias de hoje. Apesar de que antigamente era muito mas constante você ver pessoas sem conhecimento do assunto. Ele pode ser em quadrinhos, mas nada muda o entendimento de alguém que realmente está lendo e admirando a obra. Fiquei muito feliz e emocionada com a história do garoto que tem uma pessoa que tanto ama ele, a irmã. O melhor livro até agora!

..:: - LEONARDO DE QUEIROZ PEREIRA
Minha opinião sobre o livro Jun é uma história boa, pois inicialmente gostei do livro e nos ensina a lidar com situações que os pais e a irmã de Jun passou com ele. Ele um menino incrível e muito bom. O ponto negativo do livro é que a irmã de Jun é muito excluída pela própria família e se eu estivesse no lugar dela eu ficaria muito chateadopois ela ajuda os pais e principalmente da um auxílio enorme na formação como pessoa de Jun e o seus pais dão pouquíssima atenção à ela. Eu gostei de como Jun vê as coisas e como ele vê a graça da vida. E como ele conseguiu descobrir seu dom em Pansori.

..:: - GABRIELA SOUZA KELMER
jun é um livro muito legal. ele é escrito em quadrinhos e conta a história de jun q é um garoto autista,no livro mostra as dificuldades q hum e sua família enfrentam

..:: - MARIA FERNANDA VIANNA AMBROSIO
Eu achei o livro muito interessante. Sempre vi livros com o ponto de vista de uma pessoa autista, mas nunca um livro com a perspectiva de uma pessoa que convive com uma, que no caso da obra é a irmã de Jun. Percebo que, mesmo que Yun Seon seja carinhosa e atenciosa com seu irmão, há vezes em que ela acaba tendo problemas fraternos com ele, como por exemplo no momento que ela diz que seus pais davam mais atenção a Jun do que a ela

..:: - JULIA SILVA COSTA
O livro jun é muito bom, e aborda uma temática muito importante nos dias atuais. A única coisa que não gostei muito era que os pais tratavam muito diferente os dois filhos, jun tinha uma deficiência que não importa com quantos anos ele tenha, sua mentalidade é de uma criança de 7 anos de idade, mas apesar disso os pais deveriam tratar os filhos igualmente. Eles nem compravam roupas para a filha, ela usava roupas antigas de jun e quando falou isso para seu pai ele a bateu, achei os pais deles muito insensíveis em relação aos sentimentos da filha. Deveria existir mais pessoas como jun, no mundo, que veem apenas o lado bom da vida, que presta atenção nos mínimos detalhes. Ser um adulto com uma mentalidade de uma criança de 7 anos é difícil porém ele nunca desistiu, e aos poucos ele foi conseguindo ler, escrever, falar, que antes era difícil para ele

..:: - LUCAS CAETANO LUZ
Jun é um livro com uma temática muito interessante ele conta a história de Jun choi ,um menino que nasceu com o espectro autista e é julgado pelos demais por ser diferente.A história procura se basear no mais realista possível do que é a vida de uma pessoa que sofre dessa condição mostrando que apesar de ter dificuldades para memorizar e aprender determinados conteúdos também existe uma facilidade para aprender outras coisas como por exemplo a música, conteúdo esse que é apreciado pelo o protagonista Jun.Eu achei a ideia do livro bem interessante e gostei de como ele mostra o que não só essas pessoas com essa condição passam assim como também mostram as adversidades enfrentadas pelas famílias dessas pessoas

..:: - JÚLIA SAID DE ASSIS COHEN
Jun é um menino que tem uma deficiência que o impede de amadurecer como as outras pessoas, eu gostei do livro porque ele mostra as dificuldades e o bullying que Jun passa apenas por não ser um garoto com a mesma mentalidade que os meninos da idade dele. Mas Jun conseguiria amadurecer se seus pais o tratassem como um garoto e não como um bebê. Eles perceberam isso quando Jun começou a fazer aula de pansori e os pais percebem o quanto ele é bom. Sua irmã também o ajudou muito a mostrar que apesar de sua deficiência Jun era um garoto como qualquer outro ele conseguia fazer as coisas, claro que seria mais difícil pra ele aprender mas ele aprende. Eu gostei de Jun por isso porque mostra que apesar da pessoa ter deficiência ela não precisa sofrer o bullying só porque é deficiente, pelo contrário, ajudar.

..:: - MARIA FERNANDA TEIXEIRA CARVALHO
O livro Jun não só aborda a vida do garoto Autista, Jun, como também aborda a vida de pessoas a sua volta. A forma apresentada, em quadrinhos ajuda qualquer pessoa a compreender a mensagem passada através das imagens.

..:: - MARIA HELENA LIMA PEREIRA DE BRITO
O livro fala sobre um garoto autista chamado Jun, a história é narrada pela perspectiva de sua irmã. Achei o livro legal por mostrar que quando se tem uma pessoa portadora de necessidades especiais em casa todos compartilham do sofrimento, cada um de sua forma. Eu particularmente gostei que a família deu bastante apoio ao Jun mas acho que a Yun-Seon(irmã do protagonista) acabou não recebendo a atenção que merecia o que me deixou triste. De forma geral achei o livro bom.

..:: - Maria Isabel Moser e Silva
Eu considero Jun um livro interessante, por ser em formato de quadrinhos a leitura é rápida e se acaba em poucos dias e também considero o tema importantissimo, ou seja 10/10. Jun, conta a história de dois irmãos, um menino e uma menino A história é narrada pela irmã, contando como foi a infância, tendo o irmão mais velho no espectro autista, contando como ela não entendia de muitas coisas que ele fazia ou tinha que ter. Durante os tratamentos descobrimos o amor do irmão e o talento dele com contos cantados. Na minha perspectiva é que a mensagem do livro provar que pessoas no espectro autista não são incapazes de ter sucesso ou não são inteligentes para conseguirem uma vida sem dificuldades.

..:: - PEDRO FONSECA MACEDO SANTOS
Eu achei Jun um livro tranquilo e ensinador. Ele explica várias situações de ser uma pessoa autista. Os pais de Jun, descobriram como é ter um filho com essa deficiência mental. No livro, mostra como a irmã de Jun, se sente tendo um irmão com essa deficiência. Eu achei isso muito pertinente, pois temos a visão de fora dessa situação. Achei interessante também, como mesmo ela sendo mais nova, protege o irmão com bravura. A mãe de Jun, mima muito o filho, mesmo sendo errado, eu a entendo , porque não temos muitos ensinamentos de como cuidar de uma pessoa com autismo. Podemos ver, que uma pessoa com esse problema, tem muitas dificuldades, como aprender a falar, aprender a se cuidar, e se defender. Achei a leitura muito leve e interessante; recomendo.

..:: - JOÃO GABRIEL BAHIA COSTA
Gostei muito do livro, fácil entendimento, trata inclusão social, a irmã do Jun tem um papel essencial na história, o fato de estar em quadrinhos, facilita muito a leitura

..:: - ISABELLE LIMA BRITO
Jun é um livro interessante que retrata a história de Jun, um garoto que sofre com o autismo que tem muitas dificuldades em coisas que, normalmente, seriam comuns para pessoas que não portam essa deficiência como, por exemplo, a dificuldade em relações sociais. Esse é um tema relevante que deveria receber mais atenção pois, como o livro cita, por mais que as pessoas autistas pareçam “normais” por fora, possuem muitos transtornos e dificuldades. Mesmo com este obstáculo, Jun consegue viver de maneira feliz e entender que todos somos diferentes! Outro ponto positivo é que, no final do livro, a irmã de Jun comenta que acabou aprendendo algo muito importante com ele: “Não vamos viver no inferno da angustia por antecipação, não vamos nos preocupar com o amanhã.” diz ela. Portanto, considero este livro muito importante para entendermos melhor as diferenças e dificuldades que todos nós possuímos.

..:: - CLARA SMITH LIMA DE JESUS
O livro é interessante pois narra a trajetória e os sentimentos da família e de Jun, causando empatia e, em alguns momentos, identificação com o leitor. Acredito ser uma leitura leve e prazerosa, mas que ao mesmo tempo agregue repertório e conhecimento cultural.

..:: - JOÃO PEDRO REIS BRAGA
Achei o livro muito bom! Gostei que a visão é da irmã dele. Mostrando todas as dificuldades da família e como foi o processo de aprendizado e aceitação durante a história, um dos melhores livros que li.

..:: - ISABELLA PAUFERRO SOUZA
Eu achei o livro bem interessante, já que ele mostra um pouco da vida cotidiana de um autista, o preconceito , olhares e dificuldades porém,achei que poderiam ter caprichado um pouco mais na narrativa ,não se prender apenas ao básico ,ao cotidiano.

..:: - LUANA RIOS SÁ DE SOUZA
Eu gostei que o livro Jun tem quadrinhos, porquê com imagens é mais fácil e divertido entender o que a mensagem do livro quer transmitir. O livro nos mostra algumas das dificuldates que uma pessoa com autismo tem que passar, entre elas está o preconceito. Muitas pessoas não tinham paciência com Jun, muitas não queriam nem ficar perto dele, como por exemplo a professora e o diretor da escola.

..:: - Davi Andrade Sacramento
Achei o livro muito bom, curto, mas com conteúdo, além de ser em tirinhas, o que facilita a leitura, gostei também do conteúdo.

..:: - ENZO GUIMARAES ULIAN
Jun é um livro que eu achei legal, a trama se desenvolveu do jeito certo e os personagens também são legais. A irmã de Jun foi crucial na história para que ele pudesse viver sozinho e sempre confiou em seu irmão para tarefas, coisa que seus pais não faziam. Gostei bastante do jeito que Jun aprendeu a falar, se inspirando em músicas até criando algumas. Em resumo, gostei muito e não tenho nenhuma crítica negativa.

..:: - MILA NAVARRO CARNEIRO TEIXEIRA
Terminei o livro Jun em uma hora e meia. Me envolvi muito na história,que me lembrou a série uma advogada extraordinária. Por ser uma grande fã da cultura coreana,me identifiquei com o livro,e gostei que nas páginas tem legendas explicando um pouco sobre a cultura,culinária,e tradução das placas de rua. Vale muito a pena ler,mesmo não sendo muito fã da cultura sul-coreana. Bora 9/10,pois achei que poderia ter um climax a mais 💗

..:: - LUCCA NERY BRISTOT
O livro "Jun" é bastante interessante, primeiramente por proporcionar uma leitura diferente, através de quadrinhos, isso chama bastante a atenção do leitor, pois tem imagens e através dela da mais informações na história; segundo, o livro prende-se bastante no cotidiano do protagonista, um menino diagnosticado com autismo, o livro mostra o que a família passa com isso e também mostra o mais importante, a visão dele de ver o mundo. Eu gosto bastante de livros assim, pois é raro ver autores fazerem suas obras em torno de pessoas com algum tipo de deficiência, isso é legal de ver, também para aprender com a diversidade, indico bastante o livro!

..:: - ANANDA VALENÇA ANDRADE
O livro Jun é muito legal, já que mostra o ponto de vida da irmã e do próprio Jun Choi. O livro nos mostra as dificuldades de viver com o autismo, mas também mostra os hiperfocos e vontades das vidas da irmã, pais e do Jun. a obra é muito boa, bem escrita e é certamente bem clara. eu adorei.

..:: - TÍCIA RIBAS MOURA MONTENEGRO
Eu achei que o livro passa uma mensagem interessante, sobre que pessoas deficientes conseguem se virar sozinhos sim. Porém eu achei certas partes confusas, tanto pelas ilustrações e tanto pelas falas. Acho que dava para o livro ter um final mais concluído, não apenas com a moral da história.

..:: - GABRIELA SAMARTIN FERNANDES PASCHOAL
Na minha opinião, o livro jun. Retrata bem como as pessoas tratam as outras com autismo. Elas tratam de maneira diferente, como os pais de jun, quando na verdade elas deveriam tratá-lo como a irmã dele o trata, respeitando as diferenças e dificuldades, mas o deixando livre, tratado normalmente, pois apesar das diferenças eles também são pessoas normais, já que o tratamento diferente os torna diferentes

..:: - LUCCA NERY BRISTOT
O livro "Jun" é um livro bastante legal, e chama bastante atenção por proporcionar um modo diferente de leitura, os quadrinhos, isso deixa a leitura mais rápida e divertida. O livro é bem interessante pois se trata da vida de um jovem diagnosticado com autismo, o livro mostra as dificuldades que a família tem que enfrentar, o preconceito, e o melhor, mostra a visão do mundo para ele. Livros assim deveriam ter mais reconhecimento, pois retratam a sociedade preconceituosa e por isso esses livros que mostram a diversidade são legais. Super indico a leitura deste livro!

..:: - Miguel Baraúna Oliveira
eu gostei de jun porque retrata um deficiente lidando bem com sua deficiencia e criando uma carreira artistica com o apoio dos pais. alem disso o livro tambem mostra que a irma se sentia incomodada com isso, ela sabia e achava correto os pais darem uma maior atençao a ele, mas ela acabava nao tendo ateçao dos pais . o que ocorre bastante no mundo.

..:: - CAROLINA DE ALMEIDA LEÃO
Acho Jun um livro rápido de ler e interessante, pois ao longo do tempo mostra desde a infância de Jun, que com 2 anos descobriu que tinha autismo e o quanto sua vida, de sua irmã e seus pais mudaram para se adequar e para poderem ajudar o garoto a se vestir, entre outras coisas, e o menino teve que passar em diversos médicos para aprender a fazer as coisas sozinho.

..:: - MARIA EDUARDA SANTOS BRANDÃO SOUZA
Gostei bastante do livro, pois ele mostra que apesar das Dificuldades conseguimos superar todos os desafios e correr atrás dos nossos sonhos.

..:: - RICARDO GRILLO DE BRITO VERDIANO
gostei bastente de jun por ser uma historia boa e nao cansativa que se passa na coreia do sul aonde um garoto chamado jun tem autismo e tem dificudade de fazer varias coisas basicas e encontra seu talento na musica , jun tem muita ficudades de entrar em escolas e etc mas acho muito legal o apoio que sua irma e seus pais dao a ele gostei batante

..:: - LUÍSA MURICY ALVES
Achei um livro muito educativo e divertido de uma certa forma,um ótimo livro para refletimos sobre tudo que pessoas com deficiencias sofrem!Gostei muito.

..:: - OLÍVIA DOS SANTOS PINHEIRO
O livro Jun, feito pela escritora Keum Suk, é uma história que fala sobre um assunto muito importante, o respeito. Tudo começa com uma família na qual o seu filho recebe o diagnostico de autismo, a parti disso, eles começam a enfrentar os desafios da vida. A leitura é totalmente leve e bem dinâmica, acredito que o fato de ser em quadrinhos e com ilustrações bem desenvolvidas influência isso. Gostei que não focou apenas no Jun, mas também em outros lados extremamente importantes, como o posicionamento da família do rapaz. Explica direitinho sobre o autismo, detalhando suas características e mostrando que pessoas com essas condições são capazes de qualquer coisa. É um livro muito bom e indico para qualquer um, afinal, todo mundo tem algo que te faz ser diferente dos outros.

..:: - Gabriela Castro Pereira da silva
Jun é um livro legal e dinâmico. Esse livro fala sobre um menino autista e também fala sobre a sua família e como eles agiam. Acompanhamos a vida de Jun, pelo ponto de vista da sua irmã mais nova. A família de Jun evitada que ele saísse, pois sentiam vergonha e não gostavam dos olhares das outras pessoas para Jun. Jun tinha uma audição muito boa e uma mente muito criativa. O que para pessoas era só um som, para Jun era uma música. Uma coisa que eu achei legal, é que no livro, Jun é levado para alguns médicos na tentativa dele falar, mas somente através da música que Jun conseguia se expressar e conversar

..:: - Joana Aurea Andrade Patriarcha
Jun é um livro muito interessante com uma leitura leve e divertida, porém achei um pouco superficial pois a história poderia se aprofundar mais em como o garoto se tornou um músico famoso. Achei bom abordarem este assunto extremamente importante nos dias de hoje, me agradou muito o livro ser no ponto de vista de sua irmã pois podemos notar como é a convivência com uma pessoa de aspecto autista e como eles podem nos surpreender com a capacidade de entendimento delas.

..:: - ANNA BEATRIZ ARAUJO MENEZES
Eu gostei muito do livro "Jun". Achei uma história muito interessante,pois se trata de uma realidade vivida por muitas pessoas de diversos lugares do mundo. O livro fala sobre um garoto que nasceu autista, porém na época que ele nasceu essa deficiência não era muito conhecida e na época e até hoje às pessoas sofrem por apresentar essa deficiência. No livro mostra como a sociedade tinha um preconceito muito grande com o garoto,mostra como ele vivia,seu desenvolvimento,suas atitudes,como se comportava,as aulas e tratamentos que tinha que fazer. No livro até a própria família no início não suportava a ideia de o filho do casal ter uma deficiência mental e tentavam de tudo para esconder esse fato,mostra a reação da família e o que eles fazem para tentarem curar o menino. Infelizmente na sociedade em que vivemos presenciamos muitos casos de preconceito com pessoas com deficiência em geral,no próprio livro mostra as pessoas jugando o garoto, reclamando sobre ele,a dificuldade que teve na escola por conta dos professores e como era difícil ter independência,pois a família não confiava nele para deixar ele ser independente ou ao menos tentar e ir aprendendo com um tempo, apenas a irmã mais nova enxergava a necessidade disso e como era importante para o desenvolvimento de seu irmão Jun. Porém no livro também mostra como essas pessoas são extremamente inteligentes e percebem muitas coisas que as outras não,conseguem memorizar coisas facilmente, além de ter uma memória incrível.Gostei .

..:: - KAUÃ MANZINI OLIVEIRA
Eu achei o livro Jun legal, ele conta sobre a vida de um menino que tem autismo. Por conta dessa deficiência ele era descriminado nos lugares que passava e não tinha amigos. Jun gostava de tocar, isso era uma coisa que ele conseguia se concentrar, diferente das outras coisas. Eu gostei do livro porque a história é gratificante, e conseguimos perceber as interferências das diferenças e o quão a sociedade é preconceituosa.

..:: - LARA DE MELO ANDRADE
Jun é um livro muito interessante e reflexivo. Sobre pensar o quanto seus pais se esforçam pelos filhos e fazem de tudo pra que se sintam bem e "normais", a irmã de Jun sempre o ajudou e o defendeu bastante e a primeira a perceber que sim, mesmo sendo deficiente poderia fazer qualquer coisa e agir como se não fosse deficiente e que tem capacidade para tudo que quiser

..:: - HEITOR COSTA MARQUES DA SILVA
Vamos concordar que, ser uma pessoa que possua o autismo ou qualquer outro tipo de necessidade especial, nos dias atuais, não é fácil. O mundo se tornou muito crítico e, cada vez mais, preconceituoso. O livro Jun traz o autismo como uma diferente forma de enxergar o mundo. Pessoas que possuem o autismo, como eu falei, são pessoas como todos nós, e que mesmo com suas diferenças, merecem o nosso respeito e uma maior inclusão no mundo que vivemos hoje. É importantes lembrar que essas pessoas não são inferiores, apenas diferentes, e podem adquirir habilidades com o tempo, como qualquer outra, então vamos ser menos uma pessoa desse mundo preconceituoso. O autismo não é uma doença e sim um modo diferente de enxergar o mundo. O livro Jun, mesmo, mostra que o protagonista possui uma grande habilidade em ver a música em todo o lugar. Sua irmã, uma personagem essencial na história, nos mostra como é ter um irmão com o autismo. Não é fácil, mas nada na vida é fácil. Ela, mesmo diante as dificuldades, se mantém firme e auxilia seu irmão durante sua vida. O mundo precisa de pessoas assim. Que abram o olho e, ao invés de criticar, ajudem. Adorei o livro e sua temática.

..:: - GABRIELA MATOS SANTOS
Eu achei o livro Ímpar muito interessante, pois ele retrata uma situação que pode acontecer com todos e que muitos tem vergonha. Esse livro retrata sobre um menino que após sofrer um acidente de carro com sua mãe perdeu o braço, e teve que ser levado para uma clínica de reabilitação e chegando lá ele tenque lidar com diversas situações que são novas para ele.

..:: - ALICE PONTES DE ALMEIDA LIMA
Jun foi um livro que, apesar de ter ouvido muito bem a respeito, me surpreendeu. O fato de sua irmã e ele crescerem ao longo do livro foi algo diferente, mas que deixou umas situações mais faceis de compreender.

..:: - Rebeca Hadassa Guimaraes Dantas
Achei o livro muito bom!! Uma obra que fala de um assunto impotante em uma linguagem informal para que pessoas mais novas possam enrander e com um tipo de leitura fácil. o livro trás a visão da irmã mais nova do personagem principal, o que faz o leitor entender com mais facilidade.Além de mostrar o ponto de vista do róprio personagem principal, o que nos faz entender o ponto de vista da pessoa neuroatípica com mais facilidade, mostrando que, por mais que não demonstrem de uma maneira tão comum, senrem prazer em estar com pessoas que o amam, e eles irão fazer de tudo ara demontrar de uma maneira que eles entendam também. Mostra que por mais que essa pessoa porte uma necessidade, não o impede de seguir o seu talento de uma maneira belíssima.

..:: - ROSA VITÓRIA GOMES DE SOUSA
Eu gostei desse livro mas não me chamou muita atenção. O livro falou de política também ( essa parte não compactuou com o tema #RESPEITO). Eu toco piano, então gostei que a música fez bem para o Jun. É isso, tchau!

..:: - DAVI SCHADE LACERDA
O livro Jun, sabe abordar muito bem a mensagem que quer passar sobre o respeito e a aceitação das diferenças, com uma história que te prende com sua ótima abordagem da trama e sua bela ilustração que envolve o leitor do início ao final do livro.

..:: - FELIPE FRAGA BAHIA DA COSTA
Acredito que Jun é um livro de grande importância para que as pessoas entendam como tratar alguém com autismo ou outras doenças psicológicas, o livro trata o tema do preconceito com pessoas autistas como algo do cotidiano, algo que é feito sem mesmo a percepção daquele que está sendo preconceituoso. Aprendi muito com o livro e adoro o formato com o qual foi veiculado.

..:: - ARTHUR ALMEIDA CABRAL
Eu gostei muito do livro Jun, entretanto achei que ele poderia ter se aprofundado mais no assunto do autismo.

..:: - Kaiode Luan Sao Bernardo Figueiredo
Eu achei o livro Jun um ótimo livro para conhecer mais sobre a forma de vida de famílias que tem alguma pessoa com autismo. Eu gostei da parte do livro em que Jun conhece o Pansori e a partir daí começa a descobrir o lugar dele e algo em que ele pode ser bom, importante e reconhecido, se desenvolvendo e conhecendo mais sobre os sons e instrumentos, gostei também que eles acabam mostrando bastante sobre a cultura coreana por ser o ambiente da história. No final percebi a ideia que o texto queria passar; "Não vamos viver no inferno da angústia por antecipação , não vamos nos preocupar com o amanhã." E gostei muito, notando que é algo que atualmente a sociedade precisa bastante.

..:: - GABRIELA GONZALEZ BARBOSA
O livro Jun é bom , achei a história legal , pois o menino se expressa através da música. Apesar de que eu não goste de livros em quadrinho , eu gostei desss

..:: - MARIANA CORREIA CALDAS SOUZA
Achei o livro Jun um ótimo livro, nele aborda assuntos sobre o autismo e as suas dificuldades, o que eu acho que é um assunto que precisa ser cada vez mais abordado pois atualmente existe um grande número de pessoas sendo diagnósticadas com autismo e é importante se concientizar. Outro assunto abordado é sobre como a irmã do Jun se sentia excluída, esse tipo de coisa realmente acontece pois uma pessoa com autismo precisa de cuidados especiais e os pais acabam deixando a outra criança que não tem autismo de lado. Em geral é um ótimo livro e muito bom de ler, super recomendo!

..:: - ANA JÚLIA ROCHA MELO
Eu gostei de jun pois ele conta a história de um menino autista do ponto de vista de sua irmã mais nova que como a do extraordinário teve que amadurecer mais cedo para poder ajudar o seu irmão e ela teve que se acostumar com os olhares sempre a olhando por conta disso e depois vendo seus pais tratarem seu ele como se não tivesse crescido, o subestimado e ela acabava entrando em brigas com dua famia por conta conta disso por saber que ele daria facilmente conta, mas não o deixavam nem tentar e ele tinha um talento muito bom para música, fazendo disso oque ele tinha para ganhar o seu dinheiro ,tocando estrumentos tradicionais coreanos e sua memória super boa ao lembrar que sua irmã gostava de uma comida de rua coreana que haviam tomado na infância

..:: - MARIA LUIZA SEIXAS TUDE
Eu gostei muito deste livro pois ele retrata assuntos muitos importantes e também por ele ser em quadrinhos.

..:: - VICTORIA NASCIMENTO DE NAZARE
Eu gostei desse livro, eu achei que retrata bem a dor e as dificuldades dos personagens, isso prande o leitor e faz ser um livro bem interessante e tocante ao mesmo tempo. Eu também achei a leitura bem leve, por ser um livro em quadrinhos.

..:: - LUANA SANTANA ALMEIDA
Jum é um livro excelente pois trata-se de um menino que tem autismo e mostra a sua realidade diante de tanto preconceito e bullying.Além de nos mostrar a desigualdade que existe em nosso mundo, onde sofremos preconceito até em nossa própria escola.Não é por ter nascido com uma condição diferente das outras pessoas, que isso mude o nosso caráter mas sim a nossa fisionomia fazendo nós pessoas normais como as outras apenas com condições de vida diferentes, nos tornando até pessoas melhores.

..:: - LÉO MATOS RAMOS
Jun é um livro que mudou um pouco minha perspectiva ao lidar com pessoas com autismo, nem sempre entendemos corretamente o que eles querem mostrar, uma mensagem muito importante. Porém eu sinto que o livro tem mais páginas que o necessário, e as vezes a mensagem é passada de forma repetitiva, sobretudo, 7/10

..:: - MARIA LUIZA GUERREIRO DO NASCIMENTO
O livro retrata que havia um menino chamado Jun, que era autista, e teve um diagnóstico tardio, pois nem os próprios pais perceberam. E Jun acabou sofrendo bullying até dentro de casa, pois a família preferiu esconder ele, e principalmente na escola, de tanto bullying que Jun sofreu, teve um dia que ele chegou todo ferido. Até que um dia, Jun descobriu que era muito talentoso no canto, e isso acabou fazendo com que as pessoas enxergassem Jun como um menino talentoso, deixando de lado o preconceito.

..:: - MARIA CAROLINA LEITE MONTEIRO FLORA RAMOS
Achei o livro jun muito interessante, pois apesar de conter muitas informações, o livro fica leve, devido aos quadrinhos. É uma ótima leitura, que eu, particularmente achei muito rápida. O conteúdo do livro é muito pertinente e isso deixou a leitura fluida para mim. Em uma escala de zero a dez, eu daria oito estrelinhas para o livro, porque, apesar de ter uma linguagem fácil de entender, achei algumas expressões desnecessárias, como por exemplo, alguns xingamentos. A história é comovente, porém monótona. Foi um livro rápido de ler, então não foi tão ruim, mas acho que a história poderia melhorar.

..:: - MARIA LUIZA GUERREIRO DO NASCIMENTO
O livro retrata que havia um menino chamado Jun, que era autista, e teve um diagnóstico tardio, pois nem os próprios pais perceberam. E Jun acabou sofrendo bullying até dentro de casa, pois a família preferiu esconder ele, e principalmente na escola, de tanto bullying que Jun sofreu, teve um dia que ele chegou todo ferido. Até que um dia, Jun descobriu que era muito talentoso no canto, e isso acabou fazendo com que as pessoas enxergassem Jun como um menino talentoso, deixando de lado o preconceito.

..:: - Gabriel Do Espirito Santo De Paiva
A minha perspectiva do livro Jun da autora Keum Suk Gendry kim, foi positiva pelo fato de que ele apresenta as complicadas situações e decisões dos pais de pessoas deficientes.O garoto Jun ultilizou a música paras lidar com as dificuldades que o autismo proporcionar, por exemplo a dificuldade de se comunicar, a dificuldade de interpretar pois eles levam tudo ao pé da letra e entre outros.Enfim a história possui 9 capítulos, um prólogo e um epílogo. Sendo o primeiro capítulo a foto de família onde Jun está chorando, e sua mãe ordena que ele pare pois a foto será capturada.Isso mostra uma das dificuldades de lidar com esta deficiência.No caso de Jun os pais adotaram uma educação especial. umas das partes do livro que nos mostra o preconceito com esta deficiência é quando os pais de Jun o matriculam em uma escola, porém ele não é aceito de forma oficial por ser autista, podemos vizualizar um certo julgamento e desprezo .No capítulo 7 "O conflito" Jun limpa o ventilador para ser mais barulhento e aí sim poder cantar uma música chamada vento-bebê, uma grande tempestade começa e Jun assustado e desconfortável joga o ventilador da janela. A minha opinião concreta e direta: Eu achei a historia relevante e relativamente boa por nos motrar que independente da deficiência raça ou religião nao devemos menospresar muito menos julgar por estes fatos

..:: - LAURA GOIS PRADO
O livro é bom , fala sobre o preconceito e como lidar com ele ,gostei bastante

..:: - JOÃO PEDRO GONÇALVES DE AGUIAR
O livro fala sobre um tema interessante, mas a história não me agradou muito. Não posso negar que é uma história legal, engraçada e de superação mas não me chamou muita atenção e consequentemente fiquei entediado (além dos desenhos do livro, que achei bem feio) É um livro bom que podia ser mais desenvolvido e mostrar mais dos outros personagens, não focar só no protagonista. Enfim, podia ser muito melhor .

..:: - MARIA LUIZA OLIVEIRA DE SOUZA
Eu gostei do livro Jun pois se trata de uma temática fora do convencional,falar sobre o espectro autista é importante para enterdermos a forma deles de olharem o mundo e nos comunicarmos da melhor maneira possível. Amei o formato em quadrinhos do livro porque a leitura não ficou cansativa e facilitou a minha compreençâo. Gostei também que retrata um pouco do ponto de vista da irmã que se sentia excluida ja que Jun era especial e por isso necessitava de mais cuidado.

..:: - Nathalia Souza De Freitas Fonseca
Eu achei a proposta do livro muito interessante! Pois trata de um assunto de importante discussão, que é as dificuldades e necessidades de um indivíduo do espectro autista. Como também a representação da visão familiar a respeito disso.

..:: - JAMILLE CHRISTINE ARNAUT PINTO
Eu gostei muito do livro Jun. Ele fala sobre um tema que deve ser discutido, além de mostrar as dificuldades que as pessoas realmente passam no dia a dia. A história começa basicamente quando os pais de Jun descobrem que ele é autista quando diagnosticado aos dois anos e meio e mostrar os problemas que ele e a família dele tiveram que lidar, além de mostrar os atos de preconceito como falarem que ele é diferente, fazerem comentários maldosos à família e até chegarem a dizer que ele não é normal. Com isso devemos refletir sobre nossos atos e não discriminar ninguém por gênero, personalidade, jeito de ser, entre outros, principalmente porque essas pessoas não têm culpa de ser assim. É muito triste pensar sobre que tantas famílias sofrem pelos preconceitos e padrões da sociedade e devemos realmente refletir sobre isso. Foi muito bom como mostraram a realidade dessas famílias através da história de Jun e acho que esse livro deve ser um exemplo para todos.

..:: - MARIA ANGÉLICA GOMES DE SOUSA
Nota: 2,5/5 É necessário entender que as minhas notas são baseadas na seguinte escala: muito ruim (0 e 0,5) , ruim (1 e 1,5), razoável (2 e 2,5), bom (3 e 3,5) e muito bom (4 e 4,5) e excelente (5). É importante lembrar que um livro pode ser razoável e ser um dos meus favoritos, o que, infelizmente, não é o caso. A minha personagem favorita nesse livro foi a Yu-seon. Me identifiquei com ela. Não que eu tenha algum parente com qualquer tipo de deficiência, mas, se tivesse, e os meus pais e tioa o tratassem da maneira como os pais de Jun o tratavam, tenho certeza que ficaria muito aborrecida.

..:: - Nicolas Palagani Lima
Esse sim é um livro de respeito. Jun é um garoto com TEA ele tem o transtorno num nível alto e por isso precisa de cuidados ainda mais especiais. O garoto cresceu sofrendo bullyng e nem falava direito, a sua mentalidade é de um garoto de 7 anos. Porém a história não é dele, a irmã dele é a principal ela sempre conta o seu ponto de vista de tudo, como é cuidar dele, ou até mesmo crescer com ele. Isso deixa o livro bem interessante

..:: - GUILHERME DA SILVA BARBOSA
Eu achei muito importante a história de Jun, o livro fala sobre o autismo e a paciência e cuidado da família. Jun tem uma irmã mais nova que cuida dele e ensina muitas coisas boas quanto ruins.

..:: - ALICE CHABI COSTA E SILVA
O livro Jun escrito por Keum Suk Gendry-Kim é maravilhoso! A obra aborda com perfeição seu principal tema: O Autismo. É incrível a maneira que os acontecimentos da vida do protagonista Jun são relatadas. Cada frase e fala do livro me tocou de uma maneira diferente. Perceber como o mundo funciona pela ótica de um menino que faz parte do espectro autista, é extremamente importante. Em relação ao livro, não consigo expressar o prazer que tive em lê-lo, adorei tudo! A forma como a família de Jun preocupava-se com ele por não saber ao certo sua condição. No entanto, o mais belo é ver o progresso, não só do protagonista, mas de todos que estavam à sua volta. Eu espero que um dia, todos possam entender melhor essa condição tão delicada pela qual o garoto da obra passa e respeitá-la. Pois, no fim, todos somos pessoas e merecemos amor e respeito!

..:: - NOAH DEWAY RIBEIRO
O livro é bem interessante,achei bem legal mostrar a vida de uma família com um filho deficiente mental e o jeito que ele se desenvolve,mesmo sendo aos poucos.E a sua família sempre ajudando ele,fazendo de tudo para o ajudar,eu até senti um pouco de pena da irmã mais nova dele.Eu amei esse livro

..:: - EDUARDO TEIXEIRA DE ANDRADE
Olá, Jun é um livro excepcional, ele retrata muito bem a relação do menino com a irmã mais nova e como é bem difícil uma pessoa com esta deficiência se adaptar ao mundo real. Eu adorei o livro principalmente por ser em quadrinhos e deixar a leitura mais dinâmica e agradável. No geral é um livro super interessante e traz reflexões sobre o respeito às pessoas "diferentes".

..:: - ALICE LONARDONI TORRES
Jun é um livro que mostra as dificuldades de um garoto autista e como isto é visto pela sociedade, este livro nos faz sentir a dificuldade de alguém com essa diferença e sofremos pelo personagem, e também nos faz entender os desafios de uma pessoa neurodirvegente e como a sociedade trata isso. Ainda temos um mundo extremamente preconceituoso é que ainda necessita-se de entender que a sociedade é extremamente diversa. Este é um excelente livro para a leitura e para a construção de novos pensamentos,acho que,um dos livros mais interessantes é bonitos que já li!

..:: - CLARICE BANDEIRA MAGALHÃES DE ATHAYDE FRAGA
Esse livro apesar de curto consegue passar muito bem sua mensagem para o leitor de uma forma que a leitura não fique chata ou monotona. Jun não envolve em sua narrativa historias secundarias oque eu normalmente não gosto muito mas por ser um livro curto, bem escrito e bem pensado não torna a historia entediante. Em pouco tempo eu já estava envolvida na leitura e na vida cotidiana dos personagens, refletindo sobre os acontecimentos do livro e apreciando o livro em si.

..:: - BEATRIZ DOS SANTOS CAPISTRANO GONÇALVES
O livro “Jun” da autora Keyn Suk Gendry-Kim, eu percebi que é um livro muito reflexivo e parecido com a realidade. Ele fala sobre assuntos que de vez em quando, acabam acontecendo, infelizmente… Achei também que esse livro é uma inspiração e talvez uma motivação para os pais que forem ler ou até mesmo as crianças. Eu acho essa história muito bonita e acho o Jun um menino muito inteligente e persistente, ele conseguiu superar todos os olhares de julgamento, todas as pessoas diminuindo ele e até mesmo falando que ele era incapaz de poder fazer algo sozinho. Resumindo, achei esse livro muito bom e inspirador, seria muito legal se todos tivessem a oportunidade de ler ele!

..:: - DAVI FERREIRA CAIRES
Achei ele bem massa, o livro mostrou como era um mundo que o Jun vivia cheio de desrespeito a ele. A única coisa que eu não gostei foi que a irmã do Jun não tinha a atenção dos pais na infância, sem for isso eu gostei do livro

..:: - BRUNO SOUSA LIMA
O livro jun da autora Keum Suk. Em minha opinião é muito bom e tocante falando do espectro autista, mostrando as dificuldades que as pessoas que tem essa condição passam. Mostrando que apesar de terem dificuldade em coisas simples pra a gente eles tem vários outros talentos com coisas que consideramos dificeis, eu por ter um amigo com essa condição acho que o livro remete muito a ele. Eu gostei principalmente da arte em quadrinhos q a autora fez o tarnado a ser mais fácil de ler. A história é muito boa mostrando os dois lados da irmã e o do Jun. Eu recomendo muito esse livro 9,5/10

..:: - THEO TOLENTINO RIBEIRO
Jun, um livro escrito pela autora Keum Suk, conta a história de um menino altista na visão de irmã mais nova. Muitas vezes, ela se sentia desvalorizada por receber menos atenção que seu irmão. Ao longo da história, Jun foi se desenvolvendo cada vez mais e ficou capaz de realizar várias coisas sozinho, mas seus pais sempre o ajudavam ou pediam para alguém ajudá-lo, o que irritava mais ainda a sua irmã. Jun era fascinado pelo som das coisas e teve uma grande oportunidade na sua vida com o pansori. Apesar de enfrentar alguns problemas, como quando foi atacado por algumas crianças no início da história, Jun conseguiu viver tranquilamente, devido ao apoio e ao carinho de sua família. A obra foi baseada em fatos que aconteceram na vida real.

..:: - MARIA GABRIELA NASCIMENTO FELIX
"Jun" é uma incrível história de superação, que aborda um tema importantíssimo na sociedade que não é muito pautado, que é a inclusão das pessoas com o transtorno do espectro autista. Sinceramente, eu amei o livro, pois ele me fez refletir algumas coisas ao longo dele, como a maneira que muitos de nós enxergamos e tratamos pessoas neurodivergentes, achando que elas são "coitadas" e que não conseguem fazer coisas por si mesmos. gostei muito do jeito que a família de Jun evoluiu nesse aspecto. claro, os pais ainda não se adaptaram completamente, mas, com certeza, eles melhoraram bastante em relação ao início da obra, onde eles eram muito "autoritários" com o filho, privando-o de fazer algumas coisas que, com a irmã, ele fazia perfeitamente por si mesmo. uma verdadeira obra-prima. recomendo muito!

..:: - LETICIA MAIA LESSA
Eu fui ler esse livro com uma expectativa alta e esse livro superou elas. O fato dele ser em quadrinhos melhora muito a experiência de leitura, a arte é muito linda que vc quer ficar vendo os detalhes das páginas, eu gostei bastante que quando está acontecendo algo muito tenso o fundo fica escuro, fazendo com que a história fique mais imersiva. Jun ajuda muito a entender mais ou menos como funciona a mente de uma pessoa com autismo e que eles devem ser tratados como qualquer pessoa, afinal, somos todos iguais.

..:: - MARIA CLARA DE SOUZA SOARES
o livro "Jun" conta sobre como é o dia a dia das pessoas com autismo e as dificuldades que elas e suas famílias enfrentam. eu gostei muito do livro e prestei muita atenção enquanto o lia. entendi mais sobre o autismo e como essas pessoas veem o mundo de uma forma mais delicada e única. acho que todos deveriam ter a chance de ler este livro especial e encantador.

..:: - EDUARDO SAMPAIO ANDRADE MIRABEAU
Gostei bastante da temática do livro Jun, pois, somos apresentados a um ponto de vista diferente, o ponto de vista de uma pessoa que convive com alguém que possui o aspecto autista. Passamos o livro na visão de sua irmã e podemos perceber que mesmo ela sendo muito carinhosa e tratando seu irmão da melhor forma possível, eles ainda possuem brigas fraternas, por atenção e outras coisas.

..:: - ANA LIZ COELHO COSTA
Adorei a forma como "Jun" aborda esse tema tão atual e importante. A dinâmica dos quadrinhos deixa tudo mais interessante e mais fácil. Foi uma leitura muito curta para mim, mas mesmo assim recomendo que todos leiam esse livro para se informar mais sobre o assunto.

..:: - BRENO NEVES SILVA
O livro é perfeito, ele retrata a vida de um deficiente e as imagens faziam eu me imergir na história, e a irmã de Jun foi magnífica em cuidar dele, no começo ela também era especial, tiro meu chapéu para esse livro.

..:: - PEDRO VAZQUEZ GUIMARÃES
Jun é uma delícia, muito gostoso 😋, adorei ler este livro sobre o Jun choi e sua rotina, é importante lermos esse livro para vermos como um autista se comporta e como funciona esse defeito, muitas vezes, ficamos espantados com um comportamento completamente inadequado, como gritar ou se espernear, fazer burra ou algo do tipo, e também é importante saber que ele não faz isso porque ele quer, o cérebro dele é modificado de tal forma.

..:: - JOSÉ ROBERTO QUEIROZ GOLTIZMAN MATOS
Eu gostei do livro "Jun", nessa história podemos aprender que um menino autista pode ter dificuldades com certas coisas, mas facilidade com outras. O Jun, por exemplo, inicialmente seus pais achavam que ele não conseguiria fazer nada, mas ao longo da história, vi que que com a música, ele pode mostrar quem era. A música ajudou o menino a escrever, e a falar!

..:: - MIGUEL BARRETO LOPES
Esse livro em formato de quadrinhos é de leitura fácil e leve, ao mesmo tempo que apresenta um assunto tão necessário nos dias de hoje. A história de Jun, contada pela visão de sua irmã, Yun-Seon, mostra as dificuldades passadas por um jovem com autismo e sobre a importância do apoio e da empatia com essas pessoas, que não são inferiores, e sim diferentes.

..:: - GIOVANNA MATOS DOURADO
O livro, me contou, que as pessoas, podem ser diferentes, por características físicas (visíveis), ou como o autismo (que so percebemos, se olhamos com cuidado e carinho). Precisamos respeitar a todos com igualdade.

..:: - NILO BOMFIM PEREIRA
O livro Jun, é um livro muito diferente dos outros livros dos anos anteriores. Gostei muito da tematica, onde sua irmã o ajuda muito nessa jornada, e ele consegue ser feliz, mesmo com uma grave doença. além disso, o livro retrata varios momentos de preconceito, mas Jun conseguiu vence-los. Gostei do livro

..:: - JOÃO LUCAS MATOS DOURADO
Jun nos ensinou que não e porque alguem tem um problema psicologico(como o autismo) que o incapacita completamente de realizar tarefas . Jun nos mostra que devemos respeitar os outros e ter carinho não só por deficientes, mas todos a nossa volta.

..:: - JOAO GABRIEL BOMFIM PEREIRA
o livro Jun não é tão interessante na minha opinião já que não existe muitos diálogos presentes nos quadrinhos e isso dificulta a leitura do livro, porém ele fala sobre um assunto importante que é a vida de uma pessoa autista.

..:: - HADIJA ABDON MUSSER PEREIRA
O livro jun é um ótimo livro, ele nos mostra como sofrer preconceito é ruim tanto pra quem tem, quanto pra família. A mãe dele pedia pra que dessem chances ao filhos, mais ela mesma acabava não dando, e isso mostra o quanto que as pessoas até mesmo familiares subestimam as pessoas que tem algum tipo de diferença. Na Coreia do Sul ( onde o menino mora ) o preconceito é muito maior do que aqui no Brasil, e com isso conseguimos ver que o muito não avança em nada, porque em nenhum lugar o preconceito não existe. O mundo inteiro precisa avançar e incluir todas as pessoas independente de como elas sejam.

..:: - LUÍS CARLOS COIMBRA AMORIM
Eu gostei do livro Jun pois ele aborda um tema muito importante para sociedade de hoje em dia que retrata que são as pessoas com autismo e mostra que estas pessoas com esta deficiência também tem sentimento.Eu só acho que o livro deveria ter mais diálogo para melhor compreensão

..:: - DAVI SERRA AZUL FIRMINO BRANCO
Uma história emocionante, que retrata as dificuldades e desafios de uma pessoa no espectro autista, que, com o apoio de sua família, consegue descobrir um talento musical e a partir daí superar as dificuldades de comunicação e se torna um dos maiores músicos de Pansori de sua região.

..:: - RAFAEL JORGE MAGALHAES LOPES
Eu gostei bastante do livro,Jun é um livro que nos convida a acompanhar a vida e o cotidiano de Jun Choi, o tema abordado é um muito importante que fala sobre um garoto autista

..:: - MIGUEL JORGE MAGALHAES LOPES
o livro é bem interessante, porque aborda um tema bastante importante e pouco citado no mundo. recomendo o livro porque é uma leitura rápida e leve

..:: - LEONARDO BECK DE OLIVEIRA
Achei Jun um livro bastante divertido e com uma linguagem simples, facilitando a leitura. Esta história traz uma reflexão interessante sobre o espectro autista, nos fazendo refletir nossas ações e pensar como é difícil a vida deles e de familiares próximos. Com o livro é possível perceber que algumas das pessoas com espectro autista podem sofrer um certo bullying só pelo fato de serem "diferentes". Por isso, acredito que Jun é um ótimo livro para ser lido seja em família ou sozinho, causando esse pensamento de empatia em relação as pessoas "especiais".

..:: - MARIA ANTONIA SILVA SANTOS
Uma leitura fácil e super educativa. O livro mostra o desenvolvimento do menino Jun ao longo dos anos, e como ele deixou de ser uma pessoa considerada "incapaz" de fazer várias coisas, e foi se tornando uma pessoa mais independente conforme ia aprendendo. Um livro muito bom e realmente importante!

..:: - Dhafne Eloah Souza De Oliveira
Minha percepção sobre o livro Jun:Achei o livro interessante e criativo, pela maneira que o personagem Jun começou a se comunicar, a sua paixão pela música e a união da família. A leitura não é demorada apesar do grande número de páginas, oque deixa ele mais leve.

..:: - HELENA DE SOUZA COSLOP
Eu simplesmente adorei muito o livro Jun, pois ele nos traz um pouco da visão de um menino que é autista. Com isso, nós conseguimos perceber o que eles sentem, como eles se sentem perto das pessoas, os hábitos deles, entre outras coisas. O livro fala sobre um menino autista que não sabia falar. Os pais dele faziam de tudo para ele conseguir falar ou se comunicar facilmente, mas ele não conseguia. Até que depois de um tempo ele se apaixonou por um instrumento musical. Com o tempo, ele conseguiu aprender a tocar aquele instrumento de uma forma tão simples que ele conseguia se comunicar mais facilmente. As pessoas observavam ele tocando o instrumento musical e elas o admiravam. No final, ele conseguiu se comunicar(falar) e ele viveu feliz.

..:: - Gianna Carolina Lima Cruz
Achei o livro Jun mais ou menos, é legal a parte de que é uma história em quadrinhos, o que torna fácil de ler, mas a história em si, é um pouco entediante. O livro tem algumas partes que falam sobre a cultura de outro país, até que achei isso interessante.

..:: - VIRGINIA RUSSO
O HQ Jun é muito curioso, pois nos faz refletir sobre o nosso comportamento em relação a outras pessoas. Tembem nos faz ver diversos pontos de vista que podemos não ter vizualizado antes. É um livro muito interessante e inspirador.

..:: - CLARA SANTOS CABRAL CARVALHO
A obra é ótima em meu ponto de vista. Acho que a leitura é fácil por causa das imagens, o que faz você ler o livro muito rápido. A forma como o livro retrata toda a tragetória de Jun e de sua família depois do descobrirem que o garoto se encaixava no trastorno do espectro autista é incrivel pois é algo bem realista em minha visão, devido à eu já ter visto casos assim na vida real. Em resumo eu realmente gostei do livro.

..:: - LETICIA CABRAL DŽEL-REI FRAGA
O livro Jun, em minha opinião, é um livro muito bom, pois onsegue englobar muito bem a deficiência em que Jun sofre e a dificuldade de seus familiares lidarem com isso é também o papel de sua irmã em sua vida que foi muito importante.

..:: - ISADORA MANZANO SERTORIO
Amei o livro Jun! Um livro dinâmico, fácil de ler e de fácil entendimento, além de abordar um pouco da cultura coreana no formato do livro e nas cenas. Em Jun, vemos muito bem que o protagonista sofria muito nos tempos de antigamente por seu autista, algo que era visto como ruim e estranho, mesmo ainda hoje em dia havendo resquícios de preconceito. Além disso, os pais de Jun eram superprotetores e acabavam maltratando e esquecendo a irmã dele, deixando a menina de lado, que teve que amadurecer com o tempo por ser desassistida pelos pais e entender o ponto de vista do irmão, ajudando ele também.

..:: - BERNARDO VERGASTA ROCHA
Achei Jun um grande livro, demonstra como as pessoas, mesmo tendo deficiencias, ainda são humanas. Expressa bastante como a sociedade age em relação a tais pessoas, olhares indiferentes, ações inaceitaveis, etc.

..:: - LEONARDO SCHULER FERNANDES
O livro Jun nos mostra uma família se adaptando a uma deficiência do filho mais velho, a descoberta do que é ter um filho autista. Revela as dificuldades da irmã mais nova que se sente deixada em segundo lugar, porém, mesmo assim, ela ama o irmão, está e estará sempre ao lado dele. O apoio familiar faz com que Jun se desenvolva, realizando suas atividades sozinho. Além de ser um livro em quadrinhos, o que torna a leitura mais divertida.

..:: - AYANA MARIA SACRAMENTO LEMOS
O livro é muito bommmm mesmo , ele mostra que todos somos diferentes cada um com seu dom . Eu gostei também porque aborda a cultura coreana e eu gostoo , e tem um dorama que fala sobre o autismo e quando eu li jun me lembrei . Enfim livro 100/10 .

..:: - FERNANDA NEGRÃO DE SANTANA
Jun me inspirou muito e me fez pensar sobre que as pessoas podem ser extraordinárias mesmo sendo diferentes nós somos únicos

..:: - LARA SAMPAIO ANDRADE LOPES
Eu amei muito o livro jun, achei a leitura bem rápida, e ele desenvolve bem a história ao longo do livro e não fica preso em um local com ímpar, essa história tá bem desenvolvida igual o extraordinário. O livro fala de umas questão muito importante, amei muito, só achei o início meio nada haver, se eu tivesse parado de ler por conta do início não saberia a maravilha desse livro! Lara Sampaio 8 ano T1

..:: - GUSTAVO BARROS D´ALMEIDA
O livro Jun conta uma história incrível de uma pessoa que superou todas as expectativas e se tornou um músico excelente. Um livro bem rápido de ser lido e legal, com um enredo bem construído que só o futuro nos dirá o final. Além disso, uma pessoa tão divertida como o Jun não deve ser desrespeitada e sim tomada como exemplo a ser seguido por seu esforço e dedicação.

..:: - LIS CASTRO BRITO
Jun é um livro muito interessante pelo fato de mostrar como é a rotina e costumes de pessoas com autismos e é bom para conscientizar pessoas que não sabem com uma leitura rápida e legal.

..:: - DANIEL NOGUEIRA CAMPELO
Eu achei o livro interessante,me fez ter um outro olhar sobre o assunto,as dificuldade e outras coisas, tem uma leitura simples.Eu só achei meio rápido,queria que estivesse mais leitura.

..:: - LUIZA VEIGA BRANCO
Jun foi um livro muito rápido de ler, uma leitura gostosa e interessante. Eu tenho vontade de conhecer a cultura coreana, então foi muito legal ver um livro como esse no nosso projeto. Além disso, o livro é muito inspirador e conta uma história tocante. Achei muito interessante o livro ser contado aos olhos da irmã de Jun. Foi uma leitura que eu com certeza não me arrependi de ter lido!

..:: - SOFIA GUEDES GOECKING
O livro "Jun" é interessante, pois se passa no ponto de vista da irmã mais nova de um autista, mostrando que pode acabar influenciando não só o autista em si, mas sim os outros familiares.

..:: - Maisa Dos Santos Almeida
O livro Jun é super interessante e divertido. Lendo este livro aprendi que não devemos desistir de nós mesmos e que não devemos desistir de quem amamos. Além de também poder aprender que temos que batalhar para conseguir alcançar nossos objetivos ( sonhos ). Lendo este livro pude ver as dificuldades que Jun passava por ter uma " deficiência ", e também pude ver o que sua irmã pensava, e o que ela achava, em relação ao jeito que Jun era tratado pelos pais e pessoas desconhecidas em comparação à como ela era tratada. A partir da leitura desse livro pude observar que nem todos são iguais, mas que devemos respeitar todos da mesma maneira independente das diferenças.

..:: - MARIA FERNANDA SANCHES QUARESMA
O livro jun é um livro muito bom,satisfatório de ler, é uma leitura rápida em quadrinhos que trás diversos assuntos importantíssimos como: a mãe de jun capacitando ele sobre a fazeres do dia a dia que ele conseguia fazer sozinho mais ela não via isso causa algumas reflexões também.

..:: - KAILANE PIMENTEL LIMA
Amei! É uma história que irei recomendar e com certeza irei ler novamente. Jun é uma história comovente e inspiradora que aborda a jornada de um garoto autista com um talento excepcional para a música. O livro mostra as dificuldades enfrentadas pelo menino e sua família, enquanto lidam com as opiniões de outras pessoas, por eles serem "diferentes" e as pressões sociais que recebem em relação a isso.

..:: - DAVI SIMÕES SOUZA BITTENCOURT
Jun é um livro muito bom, pois apresenta leveza nos fatos narrados. Podemos ver toda a trajetória do menino Jun desde criança até adulto, e até reparar o esforço da família para que ele se desenvolvesse uma criança como outra qualquer. Recomendo a leitura.

..:: - BEATRIZ REBOUÇAS DE BRITTO
Adorei o livro Jun! É uma leitura super leve e divertida, principalmente pelo fato de ser contada em quadrinhos. O livro conta a história de como Jun e sua família lidaram com o fato dele ser autista, e é interessante pensar que tem muitas famílias que enfrentam problemas semelhantes com ao que a família de Jun e ele passam.

..:: - MARIA EDUARDA VIEIRA DOS SANTOS
Na minha opinião o livro Jun é muito interessante , pois mostra a realidade e as dificuldades passadas pelo menino jun ser autista.Esse livro ensina também a nos ter respeito e ao negligenciar as pessoas com problemas mentais

..:: - MARINA BEATRIZ DE BARROS DOS SANTOS
Em minha opinião, Jun é um livro com um objetivo muito bonito e necessário. A partir desse livro pode-se perceber que pessoas com autismo são tão pessoas quanto nós que não portamos transtornos ou coisas parecidas. A história de Jun mostra que autistas não são inferiores, eles só precisam de modos diferentes de fazer as coisas e de enxergar o mundo.

..:: - FERNANDA OLIVEIRA DOS REIS SOUZA
Eu gostei muito do livro Jun, pois relata as dificuldades e também os momentos bons e de superação da vida dele, que é um garoto que desde de pequeno apresentava certas dificuldades e os pais descobriram que ele tinha autismo. Achei o livro muito interessante e emocionante, principalmente por ser a irmã dele que narra, mostrando a visão dela sobre as situações e o apoio que tanto ela quanto os pais davam a Jun. Também achei o livro muito interessante pelo modo como Jun se conectava com a música e como isso ajudou ele a superar muitos obstáculos pelo fato de ser autista.

..:: - LETICIA BRANDÃO ALMEIDA
Eu adorei Jun, gostei de como jun as poucos conseguiu fazer as coisas que eram difíceis no início para ele, virarem algo fácil. Gostei de como a irmã, o pai e a mãe conseguiram ajudar ele com tudo que precisava.

..:: - ANA JÚLIA FERREIRA DE SOUZA OLIVEIRA
Jun é um livro que nos convida a acompanhar a vida e o cotidiano de Jun Choi, um garoto do espectro autista. Ao longo do livro, podemos ver as dificuldades que o menino e sua família enfrentam ao longo da vida por conta do preconceito, da falta de empatia e do capacitismo presente na sociedade. A história nos mostra que ser uma pessoa com autismo, não faz de Jun menos capaz, mas sim, o faz ver (e ouvir) o mundo de forma diferente, o que o faz ter dificuldade em certas coisas porém muita facilidade em outras, como a música. Essa foi uma leitura muito agradável, as ilustrações ganharam meu coração e a abordagem desse assunto foi realista e cuidadosa. Eu com certeza leria novamente.

..:: - ANA JÚLIA FERREIRA DE SOUZA OLIVEIRA
Jun é um livro que nos convida a acompanhar a vida e o cotidiano de Jun Choi, um garoto do espectro autista. Ao longo do livro, podemos ver as dificuldades que o menino e sua família enfrentam ao longo da vida por conta do preconceito, da falta de empatia e do capacitismo presente na sociedade. A história nos mostra que ser uma pessoa com autismo, não faz de Jun menos capaz, mas sim, o faz ver (e ouvir) o mundo de forma diferente, o que o faz ter dificuldade em certas coisas porém muita facilidade em outras, como a música. Essa foi uma leitura muito agradável, as ilustrações ganharam meu coração e a abordagem desse assunto foi realista e cuidadosa. Eu com certeza leria novamente.

..:: - ARTHUR ALVES DE OLIVEIRA
Eu li Jun, e eu achei simplesmente um livro ótimo, a forma com que a autora conseguiu retrarar as dificuldades que uma pessoa autista, juntamente com as pessoas que convivem com ela foi simplesmente impecável, não tem como não sentir empatia por Yun-Seon, irmã de Jun, por quando ela se sentiu esquecida por causa da condição de seu irmão, além de todas as outras vezes que isso deve ter acontecido, eu me identifiquei muito com a Yun-Seon pois eu também tenho um irmão autista e minha família também passa por muitas dificuldades, esse livro foi o primeiro livro que me fez genuinamente chorar por me identificar com algo, esse até agora foi meu livro favorito do projeto.

..:: - JOÃO PAULO BARBOSA RIBEIRO MAGALHÃES RIBEIRO
Eu achei Jun um livro fraco, pois acho que aborda a questão do bullyng muito mal e tem um desenvolvimento de personagem bem fraco ao contrário de Extraordinário.

..:: - Davi Lins Teixeira
Até o capítulo 7 eu não tinha entendido o objetivo do livro, mas, a partir daí consegui compreender ele. Esse livro me fez refletir sobre as dificuldades que Jun tem com a sua vida social e principalmente escolar. Gostei da parte que a irmã se posicionou em relação ao nível de atenção que os pais dão à Jun e não à ela, eles tratam Jun como se fosse um bobo que não sabe fazer as coisas. Acho que esse livro serve como uma forma de reflexão sobre como o governo, em geral, e as pessoas devem tratar esse tipo de pessoas, o governo fica com a parte de melhorar o sistema educacional das escolas, e as pessoas com a parte de se adequar a conviver com essas pessoas.

..:: - Giulia Santos Pereira Dos Santos
Eu adorei o livro . O fato de ser em quadrinhos e muito bom para entender a leitura, bom eu aprendi muito com esse livro, pelo fato de que não devemos tratar ninguém diferente apesar de ser deficiente, temos sempre que acolher e sempre que respeitar ,nunca devemos dar as costas.O Jun apesar de ser um menino autista ele e muito esperto e muito especial e espalhou pra o mundo o seu maior talento que e cantar e tocar instrumentos ,sem dúvida esse foi um dos melhores livros que li na vida.

..:: - LUISA LOPES ALVES
Eu adorei o livro! Ele apresenta as dificuldades de jun e de sua família por conta do seu problema mental o (autismo), ele também mostra o nosso dever ocorrer sociedade! Para tratar com respeito e educação. Esse livro é ótimo exemplo pra nós vemos que todos temsuas dificuldades tanto físicas quanto mentais

..:: - LUCAS BORGES DE OLIVEIRA SOUZA
eu gostei bastante do livro porque ele mostra toda a trajetória de JUN e como a irmã e a família dele tem um papel fundamental para a evolução dele fazendo com ele conseguisse falar e se expressar da forma que ele quisesse impactando na melhoria da vida dele.

..:: - EVELYN STOCKER TAMBORRIELLO
Jun é o melhor livro desse bimestre e não estou falando de como é rapido ler. Muitas pessoas ficarem incomodadas com o livro porque o personagem arrotava ou soltava pum, mas todos nós fazemos isso no dia a dia e o livro trouxe a verdade experiência de ter uma pessoa autista no dia a dia, sem nenhum exageiro e sem romantização. O livro me proporcionou momentos de raiva, tristeza e alegria. Acho que não tem nenhuma parte do livro que eu não gostei

..:: - LIS BITTENCOURT SILVA
Apesar de não ser a maior fã de histórias em quadrinhos, gostei muito de Jun. O livro se passa na Coreia do Sul, e retrata a história de um menino diagnosticado com autismo, sendo contada por sua irmã. A abordagem dessa deficiência é muito importante, uma vez que, vivemos em um mundo que não compreende as dificuldades do próximo.

..:: - MARIA EDUARDA NORONHA VASCONCELLOS DE VICENTE LIMA
Eu gostei bastante do livro, achei bem divertido ler e super indicaria para alguém ler Jun mas acho que algumas atitudes da mãe de Jun poderiam ser diferentes.

..:: - Miguel da Silva Caetano
O livro "Jun" da editora "Pipoca&nanquim" conta a história de um menino autista chamado Jun ( que se torna um músico) juntamente com sua irmã Yun. O livro apresenta uma ideia muito legal e vale a pena ler, dando uma ideia pra gente de como pessoas autistas são tratadas na sociedade e como podemos ajudar a impedir tais comportamentos

..:: - IASMINE CRUZ CARNEIRO
Jun é um livro de traços minimalistas e confortáveis de ler e apreciar os quadrinhos. Ele nos faz compreender os sentimentos de pessoas que convivem diretamente com pessoas diagnosticadas com autismo. Interessante, cativante e definitivamente emocionante, desperta a curiosidade do leitor de saber como uma pessoa autista se comporta, do que pode gostar, do que passa. Uma história de vida ótima, cheia de ensinamentos e diversão sobre a família, sem deixar de lado todos os conflitos familiares, principalmente sobre aceitação do próprio Jun e as atitudes dos responsáveis.

..:: - Henrique Mota Maynard
É uma história em quadrinhos bem elaborada, eu gostei bastante, dificilmente vejo assuntos sobre autismo atualmente. É importante que entendamos as dificuldades de cada um e respeitar a todos por igual. Nota 10/10, recomendaria a outra pessoa e o enredo é ótimo e bem desenvolvido.

..:: - MARIA ESTHER MOUTINHO LEONE
Eu amei o livro Jun, não só porque ele traz a perspectiva de uma pessoa autista( algo que eu nunca tinha visto em um livro), mas porque com essa perspectiva aprendi e entendi que é muito importante respeitarmos as pessoas e sempre dar a elas o tratamento que gostaríamos de receber. O fato da história ser em quadrinhos deixou a leitura muito mais dinâmica e divertida.

..:: - LETÍCIA VITÓRIA PASSOS NASCIMENTO
O livro fala muito sobre a empatia que devíamos ter ao próximo e por ele se tratar de um garoto autista,que ao longo que foi crescendo, tinha coisas que não conseguia fazer sozinho,nos mostrando que devemos fazer o bem e ajudar todos,independente de suas diferenças.

..:: - THÉO MEIRA BRASILEIRO
O livro "Jun" me surpreendeu em diversos aspectos. Por ser estruturado em quadrinhos, a leitura foi fácil de entender. A vida de Jun foi retratada desde sua infância até a fase adulta, sendo possível acompanhar como foi, para sua família, o convívio, seja ele em sua casa, ou com as pessoas. Os olhares tortos, os julgamentos, tudo. A leitura foi rápida, mas me conteve tanto que a tristeza ao acabar chegou rápido. Para nós, como alunos, o livro foi ótimo. Nos mostra a mente autista, os cuidados que devemos ter e algo que serve para todos nós, que os talentos que temos têm que ser preservados, pois podem nos trazer muito mais que esperamos! Este livro me marcou e com certeza recomendo muito a leitura. Théo Brasileiro, 8° ano - T2

..:: - JULIA AKEMI BARTH TANAKA
Jun é uma leitura rápida e gostosa e bem desenvoldida. A história traz pontos interessantes, que acredito que deve ser mais valorizado e respeitado. Apesar de jun ter o Transtorno do Espectro Autista, acredito que os pais, por conta de vários motivos, ficaram um pouco protetores demais para o menino quando adulto. É lindo ver as dificuldades sendo superadas pela família, não apenas por Jun, mas a sua família para dar suporte, para ajudá-lo. Tudo isso para que o menino cresça e interaja. É muito bonito ver como ele se conectou com o mundo através da música. Gosto de como a irma de Jun é compreensiva e percebe que o irmão precisa de cuidados maiores, mas ela ainda se sente triste e excluida. Isso é triste. No livro uma das questões mais principais, a dependencia de Jun, que quem vai ter que assumir seus cuidados será sua irmã, que provavelmente perderia boa parte de sua vida para cuidá-lo. Acho que ela foi um pouco explorada nesse conceit, afinal, Jun é seu irmão, não seu filho. Mas isso é outro lado de uma mesma história.

..:: - PEDRO LUCCA LIMA DE OLIVEIRA
Jun é livro muito bom, e um dos motivos de eu estar dizendo isso, é pelo fato de que este livre fala sobre um assunto muito delicado hoje em dia e que deveria acabar, as pessoas sempre vão olhar para alguém diferente e dizer: "Nossa como ele é estranho" ou "nossa o que ele tem?" e essas coisas já deveriam ter sido apagadas da nossa realidade atual, esse livro mostra a respectiva de uma vida de uma garota a qual possui um irmão "autista" e ela fala sobre como a família dela e principalmente o irmão são julgados pelos outros, e que atitudes tão bobas para quem pratica pode ser algo que ofende seriamente a pessoa, e o fato de que esse livro conta uma história de vida real, me faz pensar sobre como hoje em dia, um século tão avançado, podemos continuar com tal preconceito,além de que o livro tem um contexto impecável, também é notavel as habilidades artisticas do produtor do livro, ao desenhar todas aquelas imagens com detalhes pequenos, mas que nos fazem entender Jun, ao intender tais minúsculos detalhes

..:: - MARIA JULIA SILVA CEDRAZ LOPES
O livro Jun retrata sobro um jovem menino autista que se comunica por meio da musica, sua família luta contra os preconceitos da sociedade que acham que pessoas com deficiência são pessoas anormais. O livro é muito bom e interessante consegui aprender muito com ele sobre superação, como lidar com preconceitos e encorajamento e acredito que muitas pessoas também possão aprender muito com ele.

..:: - ISABELLE CECILIA CAMPOS DE OLIVEIRA
O livro “Jun” é muito legal, interessante e de fácil entendimento. A obra mostra que apesar de Jun ser um menino autista e ter um desenvolvimento mais lento, o que preocupava sua mãe, ao longo do tempo, o garoto começou a aprender a falar através da musica, a lidar com o preconceito das pessoas e conviver com elas no local escolar. Cantar, virou um grande hobby para Jun, esse foi o jeito que ele encontrou para desenvolver sua fala, pois, apesar do menino não conseguir falar, ele tinha aprendido a ler, então, mesmo ele tendo entrado mais tarde na escola, conseguiu se adaptar e lidar com as dificuldades. Lógico que no começo não foi fácil, Jun sofria tanto com sua deficiência que acabou sendo espancado por meninos de sua escola, teve que mudar de escola por causa do preconceito, fazendo com que fosse mais difícil para ele lidar com aquela situação e frustração. Algo muito importante, que foi retratado na obra, foi o caso da irmã mais nova de Jun, que era tratada diferente de seu irmão mais velho e com menos importância, apenas pelo fato dele ter uma deficiência. Seus pais tratavam ela com menos importância e mesmo a garota sendo mais nova, tinha que ajudar a cuidar de Jun, isso fazia a menina se sentir desvalorizada e menos amada, o que causava uma certa tristeza, já que até as coisas antigas de Jun, ela tinha que usar.

..:: - FERNANDO AUGUSTO GRECA E SILVA
eu achei o livro jun muito interessante fala sobre as diferenças e sobre o autismo onde muitas pessoas não sabe lidar eu super recomendaria Jun pela historia muito bonita um dos mais legais e o de historia mais bonita que eu ja li.

..:: - LAURA RAMOS LEBOREIRO DE SOUZA
Eu gostei muito do livro Jun, pois aborda uma temática que precisa ser mais discutida. O livro mostra o dia a dia e as dificuldades vividas por pessoas autistas e por seus familiares. No início sua família não aceitava sua condição e tentaram todas as opções possíveis para curá-lo. Um ponto positivo é que o livro não mostra somente o ponto de vista de Jun, mas de seu outros familiares.   A parte do livro que mais me tocou foi quando Jun participou de uma competição de pansori de igual para igual com crianças neurotípicas e venceu. Eu gosto que o livro trata de um assunto necessário de um forma fácil de se compreeder, principalmente por ser ilustrado.

..:: - PIETRO DE OLIVEIRA ANTUNES
Eu achei o livro deveras interessante por abordar uma "Doença," que vem tendo um grande aumento de casos entre 2020 e 2024. .Gostei muito do personagem Jun e da maneira que retratam o ponto de vista dele e sua relação com a mãe e sua irmã .

..:: - SOPHIA BRAGA BENEVIDES DA SILVA
Um livro inspirador, que conta a história do protagonista (Jun), sendo ele, um menino autista. O livro mostra o ponto vista da Yun-Seon, irmã mais nova de Jun, convivendo com ele ao longo dos anos. Yun-Seon fala das coisas presenciadas, a preocupação dos pais, e a evolução do conhecimento do irmão. Recomendo!!

..:: - JOÃO SÉRGIO ALVES DA SILVA ROCHA
Em meu ponto de vista, eu gostei do livro JUN, baseado em uma historia real sobre um garoto autista com coração puro.

..:: - Matheus conceição ferreira
Jun é um livro muito bom,interessante e ótimo para quem quer um livro em quadrinhos,além disso é um livro que ensina um pouco das coisas e palavras coreanas.O livro mostra a convivência de um menino autista e como ele deu a volta por cima para se tornar um excelente músico de pansori, nos ensinando a conviver com pessoas diferentes

..:: - Daniel Bezerra De Farias Dos Santos
Jun é um livro legal, que conta a história de um menino autista que passa por várias dificuldades na sua vida, como bullying a dificuldade para se comunicar quando pequeno a superproteção dos pais e além disso foi expulso por sua escola com o tempo seus pais foram dando liberdade até que quando virou adulto teve total controle da sua vida.

..:: - ANA JULIA CAMACAM SOTERO SOUZA
O livro conta sobre um garoto chamado Jun, ele é um menino autista que gostava muito de música. Ele passa por muitas dificuldades por sua vida, mas também mostram as dificuldades da irmã. Eu gostei bastante do design do livro, o aprofundamento dos personagens que enriquece a obra.

..:: - João Pedro Hughes de Santana Costa
Na minha opinião, Jun é um bom livro que fala sobre a vida de um garoto que tem uma deficiência, e é diferente das outras pessoas, e isso faz com que ele passe por difíceis desafios como bullying, dificuldade de aprender e de falar, entre outras coisas, enfim, é um bom livro e recomendo a leitura. Hughao🥰